"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Quatro números de emergência para salvar em seu telefone

Utilidade Pública

Para você que vai morar na Suécia...

Uma das coisas que sempre tenho anotado, seja no meu celular ou num simples pedaço de papel , quando visito um novo país são os números de emergência.
Esse tipo de informação é tão importante para quem viaja quanto para quem se muda para um determinado país. Como recém-chegado você recebe uma enxurrada de informações e, às vezes, fica difícil assimilar tudo de vez. Isso sem dizer que aprender a se virar no meio de tanta novidade pode levar algum tempo, não é? Então, pensando em quem é viajante ou é recém-chegado na Suécia, reuni os números essenciais para serem salvos na agenda do seu celular ou em algum cantinho. Afinal, a gente nunca sabe quando pode precisar, certo?

1. Emergência

O número 112 serve para qualquer tipo de emergência. Ligando para ele você entrará em contato com a polícia, a ambulância ou o corpo de bombeiros. Fique tranquilo e não se preocupe se você não fala sueco por enquanto. A pessoa do outro lado da linha te ajudará em inglês. Procure manter a calma e não se desesperar quando falar com o(a) atendente. Dependendo da situação eu sei que pode ser meio complicadinho, mas tente, ok?



2. Sem emergência

Agora, se você quer falar diretamente com a polícia sobre uma denúncia, deixar uma dica ou reportar algo, você deve ligar para 114 14. Esse número é utilizado para casos sem emergência.




3. SOS Acidentes e Crises

Há alguns anos a Suécia lançou um serviço chamado SOS alarm, para ajudar as pessoas com outros tipos de solicitações e assim evitar ligações desnecessárias para o 112.
Ligando para o 113 13 você consegue receber e dar informações sobre epidemias, acidentes, tempestades, entre outras coisas. Também é possível receber assistência em inglês.



4. Saúde

A Suécia tem um serviço chamado Vårdguiden que é um número de telefone que você pode ligar para receber conselhos de saúde 24 horas por dia durante 7 dias da semana (em sueco sjukvårdsrådgivning). Além disso, você consegue informações sobre onde ir para receber o cuidado que precisa. Basta ligar para 1177 e falar com eles. Só que tem um pequenino detalhe. Nem sempre o atendente conseguirá fazer um bom atendimento em inglês. 




Além disso, o site dá bons conselhos de saúde para te ajudar a pesquisar sobre seus problemas e sintomas antes de procurar um médico.
Portanto, é um número para conselhos médicos. Se você estiver se sentindo mal, por exemplo, eles irão te orientar se você deve ir para um hospital ou tomar algum remédio em específico. O atendimento é feito por um(a) enfermeiro(a).


Website


Aproveite bem o seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário