"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Algumas Curiosidades Sobre a Suécia...


Aproveite bem o seu dia





Mais algumas curiosidades para você que vai morar na Suécia:
1 – Antes de entrar na casa de um sueco, não se esqueça de tirar os sapatos. Todos tiram os sapatos, o que mantém a casa limpa e deixa à mostra as meias super bonitinhas que eles adoram usar.
2 – Não há nenhum problema em beber água diretamente da torneira, mas escolha a água fria, já que a água quente não é indicada para consumo.
3 – “Tack” significa “obrigado” e os suecos amam agradecer. É muito comum ouvir “obrigado pela última vez”, “obrigado por hoje”…
4 – Falou em coleta seletiva os suecos separam absolutamente TUDO.
5 – Snus: um vício sueco. Um saquinho com tabaco que é colocado entre a gengiva e o lábio. Ele meio que substitui o cigarro em lugares fechados e não é proibido dentro das empresas.
6 – A diferença de horário entre a Suécia e o Brasil é normalmente de 5 horas, o que muda quando é horário de verão no Brasil para 4 horas e quando é horário de inverno na Suécia para 3 horas.
7 – Suécia em sueco escreve-se “Sverige”.
8 – Suecos respeitam fila. E duas pessoas esperando o elevador já é considerado uma fila!
9 – A Suécia recicla tanto que falta “matéria-prima” para incinerar e gerar energia pra usinas. 800 mil toneladas de LIXO são compradas por ano.
10 – Durante o inverno na Suécia, é possível caminhar ou patinar sobre quilômetros de lagos congelados!!!
11 – Å, Ä e Ö fazem parte do alfabeto como outras letras e não como A e O com acentos. A propósito, são bem difíceis de pronunciar.
12 – Os meios de transporte são integrados. Com o mesmo cartão dá pra pegar trem, ônibus, metrô, barco e até bicicleta!
13 – Ir para o trabalho de bermuda e boné? Na Suécia pode! O importante é que você se sinta confortável e trabalhe direito.
14 – A cidade de Estocolmo, capital da Suécia, é construída sobre 14 ilhas conectadas por 57 pontes.
15 – A Suécia é um dos países com maior apoio a comunidade LGBT do mundo. O preconceito contra homossexuais aqui é crime. Casais homossexuais podem se casar e adotar com os mesmos direitos de um casal heterossexual.
16 – A Suécia foi o primeiro país da Europa a imprimir dinheiro em notas (1661) e pode ser o primeiro país do mundo a parar de usar moedas e dinheiro de papel.
17 – Todos os chuveiros têm água quente e fria, mas não são elétricos. A temperatura pode chegar a mais de 50º.
18 – A Suécia é o país que mais consome açúcar no mundo. Cada pessoa chega a consumir de 20 a 40 kg por ano de balas, doces, etc.
19 – O consumo de café também é bem alto na Suécia, o país fica apenas atrás da Holanda e da Finlândia quando o assunto é consumo de café per capita.
20 – Suecos adoram praticar exercícios. É muito difícil ver alguém acima do peso. A diversão deles no inverno é ir para a academia.
21 – Pedestres dividem as calçadas com ciclistas. Carros dividem as ruas com ciclistas. E é tudo muito bem sinalizado!
22 – Vai sair com um grupo de suecos? Leve uma calculadora! Prepare-se para dividir a conta coroa por coroa ao final.
23 – No verão, o dia pode começar mais ou menos às 2h e durar até as 23h. No inverno, o dia começa aproximadamente às 8h e pode durar até as 15-16h.
24 – Pontualidade sueca: a “regra” é chegar 10 minutos antes da hora marcada. Às vezes eles chegam ainda mais cedo, mas esperam p/ tocar a campainha.
25 – Na hora do brinde, os suecos levantam as taças/copos e olham nos olhos de cada um da mesa antes de beber. Nada de tilintar…
26 – Muitos suecos olham no olho mágico antes de sair do apartamento, para conferir se tem vizinho passando. Só saem quando não tem ninguém.
27 – A Suécia é o país com maior número de ateus e agnósticos. 85% da população não têm nenhuma crença ou não acreditam em Deus.
28 – Ao receitar algo, o médico registra seus dados no sistema e você pode pegar seu remédio em qualquer farmácia, sem receita de papel.
29 – Quem não coloca o cinto de segurança é que paga a multa se a polícia parar, inclusive quem senta no banco de trás…
30 – Durante o inverno, pedrinhas são espalhadas pela neve, nas calçadas e ruas, para não ficar tão escorregadio quando a neve derrete e congela novamente.
31 – É muito comum levar o almoço para o trabalho. Faculdades e empresas têm sempre uma cozinha com vários microondas para que você esquente sua comida.
32 – O youtuber mais famoso do mundo, com maior número de inscritos e maior número de visualizações no canal é sueco: PewDiePie
33 – Os imigrantes que vêm morar na Suécia têm direito a aulas gratuitas de sueco no SFI (Svenska för invandrare – sueco para imigrantes)
34 – No inverno, após saírem da sauna, muitos suecos pulam pelados num lago com temperatura negativa!
35 – ABBA, Roxette e Europe são bandas suecas famosas no mundo inteiro!
36 – Você paga até 1.200 SEK (cerca de R$ 450) por ano por consulta e tratamento médico. Caso precise de mais, o restante sai de graça.
37 – Em muitos supermercados e lojas como a IKEA, é possível passar os produtos comprados por conta própria e pagar sem que ninguém confira.
38 – Serviços na Suécia são caros. Por isso, é comum resolver problemas de eletricidade ou até renovar partes da casa por conta própria.
39 – É muito comum encontrar velas e flores/plantas na casa de um sueco!
40 – Os suecos sempre esperam as pessoas saírem do trem antes de entrarem.
41 – Os suecos dificilmente ficam calados enquanto o outro está falando. Eles repetem “ja” (sim) o tempo todo para mostrar que estão ouvindo.
42 – Todos os apartamentos têm o nome do proprietário na porta. Os nomes com os números dos aptos também ficam em uma lista na entrada.
43 – Em geral, as escolas não têm muros ao redor. Às vezes, uma cerca baixa ou até pinheirinhos cercam o local, mas ainda assim é possível ver as crianças brincando na hora do intervalo.
44 – Bebidas com alto teor alcoólico (acima de 3.7%) não são vendidas em supermercados, mas no Systembolaget. É preciso planejar quando quiser comprar bebidas, já que no sábado só fica aberto até as 15h e não abre aos domingos.
45 – As estações da linha azul do metrô são pontos turísticos em Estocolmo. Uma estação mais perfeita que a outra! Clique para ver mais fotos.
46 – O aborto é legalizado na Suécia.
47 – Não há nenhuma lei proibindo o uso de celular ao dirigir na Suécia. A lei diz que você deve evitar atender o celular em situações de risco.
48 – A nudez aqui é encarada com naturalidade. É comum as pessoas ficarem nuas em saunas e as duchas de academia não serem separadas por paredes.
49 – Na Suécia, todas as casas, apartamentos, lojas e até alguns pontos de ônibus têm aquecedores. Assim como os meios de transporte.
50 – Suecos têm o costume de levar presentinhos ao serem convidados para um almoço/jantar na casa de amigos. É muito comum levar flores ou vinho.
51 – Se não quiser ser empurrado por um sueco, fique a direita nas escadas rolantes. A não ser que queira ultrapassar os outros.
52 – Nas empresas é comum ter salas para os funcionários descansarem ou tirarem um cochilo no meio do expediente caso queiram.
53 – Os cachorros são muito educados e muito bem tratados na Suécia. Eles podem andar nos ônibus e trens, com exceção de alguns vagões.
54 – Primeiro encontro na Suécia? É super normal dividir a conta ao invés de o homem pagar tudo.
55 – Cada dia do ano na Suécia comemora-se um nome próprio. Você pode conferir o nome do dia neste site: http://www.namnsdag.nu
56 – Transporte público aqui é muito pontual! Nos pontos de ônibus e estações de metrô há painéis eletrônicos indicando em quantos minutos o transporte irá chegar.
57 – Se a encomenda que você está esperando for maior que a sua caixa de correio, você recebe um papel com o qual você pode pegá-la no supermercado mais próximo da sua casa.
58 – Palavrão na Suécia? Os mais usados são “helvete” (inferno) e “skit” (merda). Mandar alguém para o inferno é um dos insultos mais pesados para um sueco.
59 – Nas academias suecas há, geralmente, um lugar para deixar os filhos brincando com uma babá enquanto você malha.
60 – Na Suécia, há algo chamado Allemansrätt (Direito de todos). Isso significa que todos têm o direito de utilizar da natureza em propriedade pública para colher frutas, acampar, desde que não destruam nada. Em áreas privadas ou de cultivo é preciso autorização.
61 – A licença maternidade/paternidade é de 16 meses divididos entre a mãe e o pai, ambos recebendo cerca de 80% do salário quando afastados. Os pais ainda ganham uma quantia a mais do governo caso decidam dividir o tempo igualmente.
62 – Os apartamentos e casas na Suécia são vendidos por meio de leilão.
63 – Falar as horas em sueco é complicado. 7:30 = “meia hora oito”. 7:35 = “cinco após meia hora oito”. 7.25 = “cinco pra meia hora oito”.
64 – Os suecos não costumam fechar as cortinas… Passando pela rua dá pra ver as pessoas dentro das casas, cozinhando, vendo TV ou até saindo do banho!
65 – No idioma sueco, você pode juntar certas palavras e formar uma nova. O resultado são várias palavras gigantes!!!
66 – A rainha da Suécia, Sílvia, é filha de mãe brasileira e pai alemão. Ela morou no Brasil e fala português fluentemente.
67 – Suecos preferem doar a jogar fora. No site http://www.blocket.se há a parte dos “bortskänkes”, onde as pessoas podem achar de tudo; móveis, eletrônicos e até pianos de graça!
68 – Na Suécia é possível tirar carteira de motorista sem precisar fazer aulas teóricas ou práticas. Basta você ir bem nas provas.
69 – Ter empregada doméstica não é comum na Suécia, porque paga-se caro por esse serviço. Diaristas são para ajudar e não para fazer tudo por você.
70 – Suecos ficam super à vontade com aquele silêncio que pode ser constrangedor pra você durante uma conversa.
71 – Internet, água e luz estão geralmente inclusas no aluguel.
72 – Férias na Suécia são de 25 dias ÚTEIS, que podem ser divididos como quiser durante o ano, desde que acordado com o seu chefe. Não conta como férias dias que você fica doente.
73 – O volante dos carros de correio na Suécia é do lado direito, diferente dos outros carros.
74 – Suecos amam uma espécie de pasta de caviar que vem em bisnagas: Kalles Kaviar.
75 – Os suecos têm uma palavra especial para aquele cafezinho com bolo/biscoito com amigos, colegas de trabalho ou peguete a qualquer hora do dia: FIKA. Pode ser usada como substantivo ou até verbo.
76 – É muito comum encontrar bicicletas estacionadas sem nenhum tipo de cadeado.
77 – Na Suécia é comum que as pessoas confiem umas nas outras. Não há muita burocracia. Eu já fiz cadastro em academia, por exemplo, falei que era estudante, informei meus dados pessoais e bancários e não precisei mostrar NENHUM documento.
78 – Ver casinhas vermelhas na Suécia é muito comum. Antigamente, as pessoas não pintavam as casas porque tinta era muito caro. Foi então que descobriram uma mina de cobre em Dalarna e viram que dava pra fazer tinta com aquilo.
79 – Os motoristas aqui realmente param na placa pare, mesmo se não tiver uma alma viva andando por perto. E sempre param nas faixas de pedestre quando alguém quer atravessar.
80 – Os donos de carros pagam uma taxa se forem para o centro depois das 6h da manhã e se voltarem até determinada hora. Isso serve para diminuir o tráfego de carros no centro.
81 – Os suecos gostam muito de números. A maioria dos suecos sabe de cor quantos metros quadrados tem cada cômodo da casa, inclusive a garagem.
82 – Suecos dificilmente sabem lidar com imprevistos. Tudo deve ser marcado, de preferência com semanas de antecedência.
83 – Comprar sexo é crime na Suécia, mas vender sexo (prostituir-se) é legalizado.
84 – No calendário sueco comemoram-se dias nacionais relacionados a comidas e quitutes suecos. Exemplo: Kanelbulle (4 de outubro), Polkagris (20 de abril), Semla (terça-feira, sete semanas que antecedem a Páscoa)…
85 – A porcentagem de imposto que você paga muda de acordo com o seu salário. Quanto mais você ganha, mais você paga impostos, os quais podem chegar até 59%. O resultado disso são serviços públicos de qualidade.
86 – Para alugar um apartamento de “primeira mão” na Suécia, existe uma fila gigantesca, na qual você pode ficar mais de 20 anos.
87 – Quem tem televisão em casa na Suécia deve pagar uma taxa trimestral, mesmo que não assista.
88 – Os fogões aqui, em sua grande maioria (talvez todos), são elétricos. É só virar o botão e voilà!
89 – O prêmio Nobel e a dinamite são criações do sueco Alfred Nobel.
90 – “Gift” em sueco significa casado/casada ou veneno. Entenda como quiser o humor sueco para escolha de palavras.
91 – Para comprar bebidas alcoólicas no Systembolaget, você deve ter acima de 21 anos. Se o vendedor desconfiar que você está comprando para um menor, ele pode se recusar a vender.
92 – Suecos amam beber água com gás com diversos sabores. Nos restaurantes, ao pedir água, ela geralmente vem com uma fatia de limão. Não gosto
93 – Suecos são apaixonados pelo sol. Podem tirar o dia de férias só porque está ensolarado. E é muito comum ver pessoas de bikini ou sem camisa na varanda ou no jardim que dá pra rua.
94 – Existe igualdade entre os sexos na Suécia, independente da idade. Meninos com unhas pintadas, homens passeando com carrinho de bebê e cuidando da casa enquanto a mulher trabalha, pais comprando boneca ou carrinho independente do sexo da criança.
95 – O Natal na Suécia é comemorado no dia 24 de dezembro. Nesse dia, às 15h, a maioria dos suecos se sentam em frente à TV para assistir ao mesmo episódio natalino do Pato Donald!
96 – Muitas pessoas têm o sobrenome terminado em -son (filho). Exemplo: Svensson (filho de Sven), Nilsson (filho de Nils), Andersson (filho de Anders)…
97 – Não há sinal vermelho para os carros que vão virar à direita. Mas os motoristas devem prestar atenção se o sinal para pedestres está verde ou não.
98 – No cinema, entre os trailers e o filme, geralmente uma cortina se fecha em frente ao telão; uma pessoa dá as boas vindas e explica sobre as saídas de emergência aos presentes. E, a não ser as animações para crianças, que são dubladas, os outros filmes são todos legendados.
99 – Na Páscoa, as crianças se vestem de bruxas e vão de casa em casa pedir moedas.
100 – A Suécia tem nomes diferentes para Batman (Läderlappen), Mickey Mouse (Musse Pig); Pato Donald (Kalle Anka)…

Nenhum comentário:

Postar um comentário