"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Por onde anda a cantora Kátia

Sucesso com a volta do ‘Globo de ouro’, Kátia prepara um novo disco e avisa: ‘Nunca parei de cantar’

Toda vez que o ”Globo de ouro”, de volta há um mês no Viva, anuncia o primeiro lugar das paradas de sucesso dos anos 80, o nome Kátia fica entre os mais comentados das redes sociais. A cantora acompanha toda essa grande repercussão pelos seus perfis no Twitter e Facebook, através de um sistema que transforma o texto em áudio para deficientes visuais, que ela mesma se dedicou a desenvolver durante essas duas décadas que ficou afastada da TV. É por ele que ela acompanha as notícias que saem a seu respeito, que não são poucas, já que todos querem saber por onde anda a cantora apadrinhada por Roberto Carlos e dona de sucessos como “Lembranças” e “Qualquer jeito”, mas conhecida pelo refrão “Não está sendo fácil”.

“Nunca parei de cantar”, frisa Kátia. “Sou cantora e sobrevivo disso. Houve, sim, um tempo em que me dediquei mais aos meus projetos sociais para deficientes visuais e coloquei a música em segundo plano, mas sempre fiz shows por todo o país”.

Foto: Roberto Moreyra/Extra

Kátia faz em média de seis a oito shows por mês, transitando entre capitais do nordeste e sudeste. Há quatro meses, chegou a atrair três mil pessoas na Quinta da Boa Vista, no Rio, onde cantou músicas dos seus 14 discos. E o olha que o “Globo de ouro” nem havia começado a ser reprisado. Agora, a coisa muda de figura. Os pedidos para que ela volte a se apresentar na TV são muitos. “Estava com saudade da Kátia. Não está sendo fácil”, brinca uma fã que passeia pelo Jardim Botânico e interrompe a sessão de fotos desta reportagem. A cantora quer muito, e aproveita para avisar que já está preparando um DVD em grande estilo, com seus maiores sucessos e participações especiais. “Devemos lançar ainda esse ano”, diz.

Foto: Roberto Moreyra/Extra

“Nunca topei aparecer na TV apenas por aparecer”

Mas se continuou cantando, porque ficou tanto tempo afastada da TV? “Nunca topei aparecer na TV apenas por aparecer. Sem ter uma música nova, ou um propósito. Também não quero que as pessoas me convidem por causa da minha deficiência”, justifica Kátia, que prefere (mas não se incomoda) não ser chamada de Kátia, a cega. “A entonação que se dar, muitas vezes é de forma pejorativa. E isso é uma forma de discriminação”, justifica.

Dos 34 anos de carreira – a idade, ela não revela (“Sou mais velha que ontem e mais nova que amanhã”, diz) -, seis ela conta com a companhia de dois anjos da guarda: Lurdinha e Robson, que a acompanham em todos os lugares. “Temos uma relação de amizade, de confiança, carinho e respeito, que aconteceu antes da relação profissional”, revela a artista, que a cada minuto recorria aos dois para saber se estava ficando bonita nas fotos. “Se não estiver legal, temos liberdade pra dizer”, diz Robson, seu empresário.

Kátia com os seus anjos da guarda Lurdinha e Robson: juntos há seis anos
Kátia com os seus anjos da guarda Lurdinha e Robson: juntos há seis anos Foto: Roberto Moreyra/Extra

“Sempre superei minhas dificuldades procurando ser a melhor”

A preocupação maior de Kátia era tirar umas fotos daquele momento para compartilhar com os fãs no Facebook. O cabelo, era a sua segunda preocupação. “Arruma pra mim, Lurdinha”, pedia.

Lurdinha é a amiga de dez anos que há seis virou uma espécie de secretária particular. Viúva, e mãe de um filho já casado, ela acompanha Kátia nas viagens e nos compromissos profissionais e pessoais. Escolhe a roupa da “patroa”, os esmaltes das unhas, mas tudo, é claro, com o aval de Kátia. “Dou pitaco até no trabalho dos músicos dos meus shows. É difícil me agradar. Sempre superei minhas dificuldades procurando ser a melhor. Sou perfeccionista”, admite a cantora.

Mas essa não é a maior característica de Kátia, segundo seus “guias”. “A humildade dela é o que mais me impressiona”, diz Robson.

Foto: Roberto Moreyra/Extra

“Fui dar um abraço no Rei (Roberto Carlos) no dia do aniversário dele”

Kátia não chega a ser uma mulher vaidosa. Vai ao salão de cabeleireiro de quinze em quinze dias, gosta de usar anéis, brincos e pulseira, e não dispensa um batom, um jeans e um couro. Solteira por opção, divide o apartamento que possui no Rio com os pais aposentados, Waldir e Armênia. A cantora também possui uma residência própria na Região dos Lagos. Quando está na capital, sempre dá um jeitinho de visitar o seu padrinho Roberto Carlos nos camarins de seus shows. “Nosso último encontro foi no aniversário dele, mês passado. Fui dar um abraço no Rei”, lembra.

Foto: Roberto Moreyra/Extra

“A volta do ‘Globo de Ouro’ é um reconhecimento de um trabalho que marcou toda uma geração”

Quando não está trabalhando, a artista passa maior parte do tempo na internet (“Bota aí que meu Twitter verdadeiro é cantora_katia”, pede) e desenvolvendo programas para deficientes visuais. Atualmente ela está aprendendo web design. Gosta de nadar, ir à churrascaria, não é muito de baladas e adora filmes e “Avenida Brasil”. É fã de Belo, Alexandre Pires, Ana Carolina, Mariah Carey e Akon. Luan Santana e Michel Teló, não gosta muito.

“A volta do ‘Globo de Ouro’ é um reconhecimento de um trabalho que marcou toda uma geração”, diz ela, acrescentando que ainda tem muitos programas para aparecer na reprise do Viva. O público agradece e torce por sua volta à TV.

26 comentários:














































  1. Fico contente de saber que ela continua cantando. Sou fã desde o primeiro disco e vou ficar aguardando o DVD.



    ResponderExcluir
  2. EU DESDE MENINA GOSTAVA DE OUVIR SUAS MÚSICA! A QUE MAIS ME EMOCIONAVA ERA: Ñ ESTÁ SENDO FÁCIL, Ñ ESTÁ SENDO FÁCIL! Ñ ESTÁ SENDO FÁCIL VIVER ASSIM, VC ESTÁ GRUDADO EM MIM!

    ResponderExcluir
  3. Dar saudades daqueles tempos onde eu e minhas colegas nos apresentávamos na escola com suas musicas que lembrança boa.

    ResponderExcluir
  4. Excelente timbre e modelo de superação.

    ResponderExcluir
  5. Conheci a Katia e sua família, frequentava sua casa, fui seu vizinho, quando morou em São Paulo, no bairro Planalto Paulista. Tinha um cachorro chamado Astor. Grande beijo para você Katia.
    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Ficamos feliz de ver vc hoje katia no globo de ouro,fez parte de nosso passado,sua musica parece feita hoje..Cheff Gustavo Moura

    ResponderExcluir
  7. katia sinto saudades da epoca que voce cantava nao esta sendo facil era da juventude que eu nao aproveitei

    ResponderExcluir
  8. Você fez e faz a sua história .. RAINHA!

    ResponderExcluir
  9. Me apaixonei pela Katia assim q a vi. Talento, uma linda voz, jeito suave de cantar, carisma e uma beleza simples. Sou apaixonado até hj. Helio Castro-Bahia. helicape@oi.com.br

    ResponderExcluir
  10. Kátia é tão linda e essa sua voz é inconfundível.
    Leandro Ferreira - João Pessoa - PB.

    ResponderExcluir
  11. Contato pra shows da cantora Katia: 11-975428980

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ouso a música de der de criaça.mel maio sonho e visital,eu mexamo sergio Duarte e moro no rio de janeiro

      Excluir
  12. Que linda a katia..talento mais puro que Deus deu a ela.,saudades

    ResponderExcluir
  13. marcou muito minha epoca, que não volta mais, mas foi lindo........ficou no passado, mas suas canções ainda me fazem lembrar do passado lindo que tive.valeu Katia........

    ResponderExcluir
  14. linda voz e canções, marcaram muito minha vida no passado, até me emociono ao falar do que ficou pra traz , o tempo não volta e nem quero.........valeu Katia....linda cantora.

    ResponderExcluir
  15. Ela marcou muito minha vida, através do LP dela eu me reconciliei com meu namorado e hoje estou casada com ele. Obrigada Kátia(minha chara)

    ResponderExcluir
  16. Adoro essa cantora, essa pessoa e agora lendo mais sobre a vida dela vejo que todos temos razão em gostar tanto dela!!!!

    ResponderExcluir
  17. Adoro ela um ser humano espetacular

    ResponderExcluir
  18. Curti muito suas músicas... e gostaria de curtir este DVD.

    ResponderExcluir
  19. Canta muito sempre bonita e talentosa abraços .

    ResponderExcluir
  20. Adoro essa menina ,do tempo que eu era jovem. Essa musica curto ate hj. Belíssima . Um abraço a katia.

    ResponderExcluir
  21. SUA LINDA... FELIZ NIVER NO PROXIMO DIA 26/03/2019...

    TE AMO DE MONTÃO...

    ResponderExcluir
  22. Sou fã da katia.tenho 46 anos quem sabe algum dia eu possa conhecer ela. E meu sonho desde criança. 034 999666269

    ResponderExcluir
  23. Eu um dia quem sabe eu ganhe na mega sena eu contrato um show só pra eu fica perto de eporela que eu hoje canto mais só poble mais um dia chego lá mel tl 2196980_5608 Sérgio duarte

    ResponderExcluir