"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Pessoas Inspiradoras

Há alguns meses, houve grande discussão e furor ao redor da boneca lançada da personagem Merida, do filme “Valente” da Pixar/Disney. O brinquedo comercializado pela Target tirou todas as características marcantes da personagem, desde o cabelo esvoaçante, o vestido escuro até as feições por vezes duronas de Merida e a deixou mais parecida com uma Barbie.
merida

Observando essa imposição que de alguma forma as princesas da Disney trazem, ou de como as mulheres são vistas hoje em dia e como a sociedade ainda não entendeu (ou não quis entender) como comercializar produtos para os jovens, o artista David Trumble resolveu ‘revelar’ ao mundo 10 mulheres que tiveram (ou têm) um grande impacto na sociedade e quis moldá-las no ‘padrão princesa’ para mostrar como não faz sentido fazer uma escova no cabelo de Merida (uma personagem fora do estereótipo de princesa tradicional) para deixá-la com aspecto mais vendável. Conheça então essas mulheres:
Princesa Ruth Bader Ginsburg: Princesa Suprema
Foi a segunda mulher nomeada para o cargo de Juíza da Suprema Corte dos EUA, apresentando uma voz forte em favor da igualdade de gênero, de direitos dos trabalhadores e da separação entre Igreja e Estado. Em 1996, Ginsburg escreveu a decisão histórica do Supremo Tribunal Federal dos EUA, que entendeu que o Instituto Militar da Virgínia apoiada pelo Estado não poderia recusar-se a admitir mulheres.
1-RUTH-BADER-GINSBERG-PRINCESS-e1383160244615 (1)
Princesa Hillary Clinton: Princesa 2016
Um dos nomes mais influentes dos EUA, atualmente é Secretária de Estado de Barack Obama, e uma grande cotada para a presidência dos EUA em 2016.
2-HILARY-CLINTON-PRINCESS-e1383160265589
Princesa Rosa Parks: Princesa da Igualdade
Com um gesto simples, mas simbolicamente poderoso, em 1 de dezembro de 1955 em Montgomery, estado do Alabama (EUA), a costureira com 42 anos Rosa Parks entrou para a história ao se recusar a ceder seu lugar no ônibus para um homem branco que exigia que ela se retirasse para que ele sentasse. Ela foi presa e multada por se recusar a levantar, mas foi o pontapé inicial para que o reverendo Martin Luther King organizasse um boicote em massa contra as companhias de ônibus locais, começando uma reviravolta na história dos EUA e no mundo.
3-ROSA-PARKS-PRINCESS-e1383160480568
Princesa Susan B. Anthony: Princesa do Sufrágio
Sufrágio é o direito ou a execução do direito de votar, e Susan foi uma das poucas que lutou pelo direito das mulheres, isso em meados de 1800, e deixou um legado para as mulheres das futuras gerações.
4-SUSAN-B-ANTHONY-PRINCESS-e1383160460332
Princesa Anne Frank: Princesa do Holocausto
Foi uma adolescente alemã judia, morta aos 15 de anos de idade em um campo de concentração, e ficou conhecida mundialmente com a publicação de seu diário póstumo onde relatou as experiências que passou com sua família escondendo-se dos nazistas nos países baixos.
5-ANNE-FRANK-PRINCESS-e1383160435604
Princesa Harriet Tubman: Princesa da Abolição
Também conhecida por Black Moses, foi uma afro-americana natural dos EUA, abolicionista, humanitária e espiã da União durante a Guerra Civil dos Estados Unidos da América, que lutou pela liberdade, contra a escravidão e o racismo. Depois de escapar do cativeiro, ela fez treze missões para resgatar setenta escravos utilizando a rede de ativistas abolicionistas e abrigos conhecida como “Underground railroad”.
6-HARRIET-TUBMAN-PRINCESS-e1383160416115
Princesa Jane Goodall: Princesa da Selva
É uma primatóloga, etóloga e antropóloga britânica nascida em 1934, estudou a vida social e familiar dos chimpanzés em Gombe, Tanzânia, ao longo de 40 anos. Os seus estudos contribuíram para o avanço dos conhecimentos sobre a aprendizagem social, o raciocínio e a cultura dos chimpanzés selvagens.
É mensageira da paz das Nações Unidas, fundou o Jane Goodall Institute e é afiliada ao grupo defensor dos animais Human Society of the United States.
7-JANGE-GOODALL-PRINCESS-e1383160389392
Princesa Marie Curie: Princesa Nobel
Foi uma cientista polonesa que exerceu a sua atividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser premiada duas vezes  com um Prêmio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade e com o Nobel de Química em 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio epolônio2 .
8-MARIE-CURIE-PRINCESS-e1383160363369
Princesa Gloria Steinem: Princesa Pioneira
Nascida em 1934, a jornalista americana é conhecida por seu engajamento com o feminismo e sua atuação como escritora e palestrante, principalmente durante a década de 60.
9-GLORIA-STEINEM-PRINCESS-e1383160339304
Princesa Malala Yousafzai: Princesa Desafiadora
Ano passado, aos 16 anos, Malala foi baleada na cabeça e pescoço em uma tentativa de assassinato por talibãs armados quando voltava para casa em um ônibus escolar. Eles tentaram executá-la por ser uma ativista pelos direitos da educação e das mulheres, o que felizmente não aconteceu – ela sobreviveu e mora atualmente na Europa. Agora ganhou o Prêmio Sakharov e dedicou aos heróis sem nome do Paquistão, dizendo ao receber o prêmio: “Algumas crianças não querem X-Box, iPhone e nem chocolate, querem um livro e uma caneta para irem ao colégio”.
10-MALALA-YOUSAFZAI-PRINCESS-e1383160318701
david-trumble_-women-od-the-world-collection

Ele disse que a declaração que queria fazer era que não faz sentido colocar essas mulheres da vida real em um modelo limitado, então por que então estamos fazendo isso para nossas heroínas fictícias?
” A ficção é a lente através da qual as crianças em primeiro lugar percebem modelos, por isso temos a responsabilidade de proporcionar-lhes uma seleção diversificada e eclética de arquétipos femininos. Agora, eu não estou dizendo que as meninas não devem ter princesas em suas vidas, o arquétipo em si não é intrinsecamente errado, mas deve haver mais opções para escolher”, disse o artista ao site Women You Should Know.

Nenhum comentário:

Postar um comentário