"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Comporta no Alentejo - Portugal




COMPORTA - Caroline de Mônaco tem casa aqui, a Rainha Raina da Jordânia também, e o bamba dos calçados Christian Louboutin há tempos fincou seus solados vermelhos e saltos vertiginosos no pedaço. E a ultima agora é que o casal Sarkozy está em vias de arrematar uma vila isolada e com vista para o mar.. Mas, onde, afinal? Em Comporta, pá!, o mais novo refúgio de famosos e poderosos do planeta. Só para dimensionar o tamanho da fama dessa antiga fazenda de arroz, de 12 mil e 500 hectares de praias e florestas virgens, uma das corretoras da área é nada menos do que a baronesa Abina du Boisrovuray, figura manjadíssima do jet set internacional, madrinha de Charlotte, a filha de Carolina de Mônaco. Daí, claro, os Grimaldi baixam em peso neste paradisíaco trecho do Alentejo, hoje farto em lojas transadas, bons restaurantes e um tipo de hospedagem que só se encontra aqui. Ano que vem, a rede Aman abre seu primeiro hotel na Peninsula Ibérica: o Aman Comporta, com 40 quartos e 36 vilas espalhadas próximas à orla.




O grande charme da Comporta, antiga fazenda de arroz da família Espírito Santo, que se alcança pela autoestrada A2 (a mesma que liga Lisboa ao Algarve), são justamente as antigas casas de colonos que trabalhavam nos arrozais, que foram adaptadas respeitando um estilo de morada típico da região: madeiras, palhas, bambus e branco e azul por todos os lados. Mesmo as casas mais modernas seguem à risca o estilo Comporta de viver: discretas, simples e sofisticadas na medida certa...


O imenso arrozal continua firme, forte e produtivo. Recentemente, na antiga fábrica de descasque do grão, abriram o Museu do Arroz, um simpático espaço com maquinárias, relíquias, fotos e um refinado restaurante instalado no meio do museu. Aliás, a "infra" gastronômica é boa na região, com restaurantes funcionando em simpáticas palafitas fincadas na areia, já que a construção na orla é proibida. O Praia do Peixe, na Praia do Pego, é dos mais conconcorridos. Aqui, a manteiga é de ovelha, as favinhas chegam com chouriço, as amêijoas são à moda Bulhão Pato e o pão de ló é "o melhor do universo" (não fazem por menos). Para beber, vinhos como Parus, Chão de Rolas e Herdade da Comporta, rosés, brancos e tintos da região, que descansam numa bela adega. Afinal, estamos em pleno Alentejo, ora pois.



- Posted using BlogPress from my iPad
(Claudia Lins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário