"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Bonequinha de Luxo



É, meninas, enquanto buscamos a origem do universo, o macho nordestino já achou o dele.

Bonjú! 


Rodin à moda nordestina

Àquela hora da manhã, a vida desmanchava-se em uma melancolia azul celeste. Meus pés seguiam o asfalto, sem pressa. Eu me esgueirava por entre alguns carros e trabalhadores da construção civil que apareciam nas esquinas. Caminhava, cabisbaixa, pensando na grama que nascia nas frestas das calçadas e nas lágrimas que eu acabara de derramar na sala da psicóloga.

De repente, quando a sola da sandália inaugurava um novo quarteirão, meus olhos encontraram um homem, logo à frente, sentado à beira de um portão. Tinha o rosto oculto pela sombra e o queixo pendendo sobre a mão esquerda, empurrando o cotovelo contra o joelho.

Imaginei que ele também havia sido contagiado pela melancolia azul. Mas o que ela lhe trazia? Estaria pensando também na grama que nascia na fresta das calçadas? Enquanto eu me aproximava, o eclipse ia-se desfazendo de sua face, libertando-a e fazendo-a girar em minha direção. O que eu veria no breve instante em que meus olhos encontrassem os dele? Lágrimas?

Então, eis que ele irrompe da imobilidade, fita-me com lascívia e, meneando a cabeça, expõe a filosofia do macho nordestino:

- Ô, saúde perfeita, mulher!




Por Katiucha de Moraes



Nenhum comentário:

Postar um comentário