"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Gravidez e Puerpério, nem tudo são flores...

Pós-parto: o que é o puerpério?

Período de 6 a 8 semanas pós-parto durante o qual o seu corpo sofre uma série de alterações para retornar ao estado pré-gravidez.




barriga-190.jpg

Pós-parto: o que é o puerpério?

Período de 6 a 8 semanas pós-parto durante o qual o seu corpo sofre uma série de alterações para retornar ao estado pré-gravidez.

O que é o puerpério?

O puerpério é o período que vai desde a expulsão da placenta até 6 a 8 semanas após o parto com o retorno do corpo ao seu estado normal.
Durante o puerpério, o corpo da mulher passa por profundas modificações físicas e emocionais para retornar ao estado pré-gravidez. Ao mesmo tempo que recupera lentamente do parto e das alterações ocorridas ao longo da gravidez, também precisa de se adaptar ao seu papel de mãe.
Todas estas mudanças podem ter um forte impacto no seu estado de humor e deixá-la mais sensível e vulnerável. Apoie-se nos familiares e amigos mais próximos e, sobretudo, no seu companheiro. Se se sentir demasiado triste e exausta por muitos dias, fale com o seu médico. A depressão pós-parto é uma realidade mais vulgar do que se pensa.

O que irá acontecer nas primeiras horas após o parto?

A duração de internamento na maternidade/hospital varia de acordo com o tipo de parto. Se o seu parto foi normal (eutócico) terá alta 2 dias depois, se foi necessária cesarina, (parto distócico), poderá ter alta a partir do terceiro dia.
Nas primeiras horas após o parto será incentivada a levanta-se e a manter alguma atividade. Estar ativa traz muitos benefícios:
  • Diminui o risco de fenómenos tromboembólicos;
  • Melhora o funcionamento intestinal;
  • Acelera a recuperação física;
  • Aumenta os seus níveis de bem-estar.
Durante o período de internamento, será vigiada para confirmar que o útero não contém restos de membranas ou placenta e não há hemorragias internas. No caso de cesariana, os pontos deverão ser eliminados por volta do 8º dia e os pontos da episiotomia (sutura do períneo) caem por si só ou são absorvidos pelo corpo.

O que se passa no seu corpo?

Involução do útero

Depois da expulsão da placenta, as contrações uterinas prosseguem para que o útero se mantenha firme e volte ao tamanho normal, processo que dura aproximadamente 10 dias. Para uma boa involução uterina, beba muita água e urine frequentemente.

Cólicas abdominais

Durante o período em que o seu útero regressa ao estado natural é normal sentir uma dor tipo cólica na parte inferior da barriga quando amamenta. O reflexo de sucção do seu bebé estimula a produção de ocitocina, hormona que desencadeia as contrações uterinas.

Mamas

O seu peito vai aumentado progressivamente de volume e começa a segregar colostro, o primeiro alimento do seu bebé. Por volta do terceiro dia do puerpério, inicia-se a produção de leite cuja quantidade aumenta com a estimulação produzida pelo seu bebé quando mama.
Hidrate e proteja os mamilos desde o primeiro dia: coloque colostro/leite no final das mamadas e deixe secar, mantenha-os secos e utilize um soutien adequado à amamentação.

Fluxo de sangue via vaginal (lóquios)

Os lóquios são um corrimento vaginal, semelhante a uma menstruação, constituídos por secreções uterinas e vaginais, sangue e revestimento do útero. A sua duração varia, sendo a média de 21 dias mas que se pode prolongar pelos primeiros 2 a 3 meses após o parto.
As características dos lóquios vai variando ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Incontinência urinária

Durante este período pode perder algum controlo sobre a bexiga e sentir uma vontade súbita e incontrolável de urinar. A perda involuntária de urina é situação transitória e tudo voltará ao normal cerca de 3 meses após o parto.
Para recuperar a força muscular da bexiga, volte a fazer os exercícios de Kegel assim que possível.

Funcionamento do intestino

Duas semanas após o parto, o seu intestino estará a funcionar normalmente. Se tiver dor perineal ou hemorroides é natural que tenha medo em forçar os músculos quando vai ao WC. Peça ajuda ao seu médico e faça uma dieta rica em líquidos e fibras.

Região pélvica/períneo

Se o parto implicou a necessidade de incisão na região perineal (região muscular entre a vagina e ânus) para ajudar na saída do bebé (episiotomia), é normal que sinta dor e desconforto na zona do corte.
Lave a região afetada com água tépida ou com um produto antissético, mantenha a zona seca, mude o penso sempre que for à casa de banho, evite sentar-se sobre a ferida (pode usar uma bola) e aplique compressas frias durante alguns minutos e várias vezes ao dia.

Hemorroides

As hemorroides são veias dilatadas do canal anal, internas ou externas, dolorosas e que podem sangrar ou não. Podem surgir durante a gravidez ou resultam dos esforços expulsivos durante o parto.
Aplique compressas frias durante alguns minutos, várias vezes ao dia, alterne a aplicação de água fria e água morna localmente, quando estiver sentada, utilize uma boia, vá frequentemente à casa de banho. Em caso de dor ou dificuldade em evacuar, fale com o seu médico.

Ferida cirúrgica abdominal

Se o seu bebé nasceu por cesariana, precisa de tempo para recuperar do corte abdominal. A sutura da pele normalmente cicatriza ao fim de uma semana (deverá marcar a data para remoção de pontos/agrafos da sutura no momento da alta hospitalar) e a incisão uterina mais ou menos 6 semanas.
Para favorecer a cicatrização e aliviar o desconforto, precisa de ter alguns cuidados como cuidar da sua higiene pessoal e do penso que reveste a ferida; evitar esforços; repousar o mais possível; ingerir 1,5 L de água diariamente ou usar conta abdominal.

Emoções à flor da pele

Apesar de o nascimento de um filho ser um acontecimento incomparável, os desafios são mais do que muitos. A amamentação em horário livre, as horas sem dormir, as preocupações com outros filhos e as alterações físicas e emocionais são muito exigentes.
Insónias, exaustão física, angústia, diminuição da libido, oscilação entre estados de humor de intensa felicidade e de enorme tristeza ou depressão pós parto são algumas consequências dessa exigência.

Consulta de revisão ou consulta do puerpério

Se tiver um parto normal deve fazer consulta de revisão entre a 4-6 semanas pós parto. Se for cesariana a consulta deverá ocorrer entre os 8-10 dias após a alta hospitalar.
Atualizado a 18 de janeiro de 2016
Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário