"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

terça-feira, 22 de abril de 2014

O Poder de cura do Limão - Parte 6

O Poder de cura do Limão - Parte 6

:: Conceição Trucom :: 
O Verde-limão na Cromoterapia
A Cromoterapia é uma técnica terapêutica que trabalha com bases científicas e empíricas, sobre como os estímulos visuais com as diferentes cores do espectro visível vão interferir nos diversos mecanismos de harmonização e cura.

O mais impressionante deste trabalho é que, de todas as cores usadas pela Cromoterapia, somente uma delas se repete. O verde, como tal e na sua variedade verde-limão.

Isto porque o verde-limão oferece propriedades especiais e além do simplesmente verde. Não é fantástico?

Para obtermos a sensação que cada cor transmite é necessário estabelecer um contato óptico com ela. Somente a partir da visualização da cor é que conseguiremos sentir o que ela nos diz. Uma sugestão externa agindo sutilmente em nosso mundo interno.

Isso ocorre porque lentamente vamos entrando em ressonância com a freqüência vibratória daquela cor, adotando uma postura interna adequada ao seu estímulo.

Para obtermos esse necessário contato com as cores, podemos empregá-las na vida prática como na decoração, através de pinturas, iluminação e objetos, colocados numa posição estratégica, em local que olhamos com freqüência.

A cor dos ambientes, do vestuário e dos alimentos também faz parte de uma estratégia terapêutica.

Além do contato óptico com as cores, outra maneira muito eficaz de fazer uso da Cromoterapia é através da mente, usando nossa imaginação para visualizações coloridas, como imaginar-se em meio a paisagens verdes, vales, montanhas, florestas, gramados e canteiros plenos de flores, etc.

O verde é a cor média do espectro da luz visível, sendo, portanto, a cor do equilíbrio, da serenidade e da harmonia. Possui efeito calmante, refrescante e suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e harmonizador dos órgãos e sistemas.

A cor verde tem a propriedade de ativar a normalização das funções endócrinas, estimulando a glândula pituitária, que é a responsável pelo bom funcionamento das demais glândulas.

O verde, por ser de natureza tônica, exerce influência no bom desempenho do coração e circulação do sangue. Reduz a tensão dos vasos sangüíneos e regula a pressão arterial.

É um calmante do sistema nervoso, principalmente do simpático. Por agir como sedativo desse sistema, ajuda nos casos de irritação, insônia e esgotamento.

Favorece na formação e construção dos ossos, dos músculos e dos tecidos, inclusive o muscular.

Age como dilatador dos vasos capilares, que são as ramificações finais das artérias e arteríolas. E, é justo na parede destes capilares que se efetuam as trocas gasosas e nutritivas entre o sangue e os demais tecidos.

O estímulo visual com a cor verde tem propriedade anti-séptica, bactericida, germicida e desinfetante.

O pesquisador Theo Gimbel constatou que: A luz verde pode influenciar as células das criaturas vivas. Assim, pela capacidade que a cor verde tem de alterar a estrutura bioquímica e facilitar a decomposição molecular, ela é bastante útil no tratamento do câncer, como também facilita a digestão por ajudar na decomposição dos alimentos.

Como cor predominante da natureza, ela é fundamental no tratamento do estresse, quando causa sensações de bem-estar durante e após contato com imagens harmoniosas de campos, montanhas e vales ricos em vegetação.

O verde traz uma sensação de nutrição e sintonia com a natureza.

É uma cor que permite o mínimo de atividade, facilitando a fixação no lugar. É o perfeito equilíbrio entre a atividade e a passividade.

O verde é a cor do chacra cardíaco, onde são tratadas as doenças do coração, sangue e sistema circulatório. Ele trata não apenas esta parte do físico, como também o emocional. É importante observarmos que as doenças cardíacas originam-se em desequilíbrios emocionais e são causadas por alguma repressão ou inversão dos sentimentos.

No psicológico a visualização da cor verde cria uma sintonia com a energia da juventude, crescimento, fertilidade e esperança de vida nova; desperta a necessidade de uma diretriz sólida, que leva à segurança. O verde intui renovação, frescor e brilho, algo como um início de primavera.

Permite a serenidade psíquica e equilibra os pensamentos. Ativa um campo neutro para fazer as avaliações mentais de circunstâncias, eventos e até julgamentos com mais equilíbrio e serenidade.

A cor verde é um grande estabilizador emocional. Age como calmante, amenizando as perturbações dessa origem e ajuda a remover medos.

Permite uma compreensão maior da vida e do mundo. É a cor que estabelece o elo de ligação espiritual com o mundo físico, trazendo equilíbrio emocional e serenidade.

Alimentos de cor verde
Todas as hortaliças e frutas de casca ou pele verde, entre elas o nosso famoso limão, principalmente o limão-tahiti.

Para ajudar na conquista de mais equilíbrio e serenidade, é importante aumentar o consumo de folhas, brotos e alimentos de cor verde. São os sucos verdes e clorofilados frescos (nada de congelados) e das saladas.

A cor Verde-limão
É uma tonalidade muito usada na Cromoterapia. É a mistura do amarelo-claro com o verde-claro, ambos agentes purificadores que potencializam a mistura.

Seu uso é importante para facilitar ao organismo expelir células mortas e resíduos mórbidos como o catarro, sendo portanto reconhecida pelo seu efeito laxante.

Possui efeito rejuvenescedor, traz leveza e bom humor.

É também um estimulante cerebral, muito útil nos casos de memória ruim e emburrecimento causado pela intoxicação corporal.

O verde-limão é uma cor que ativa a glândula timo, exercendo, assim, controle sobre o crescimento, como também é o maior fortificante ósseo entre todas as cores.

É um excelente complemento no tratamento do câncer.

O uso da cor verde-limão é imprescindível em quaisquer dificuldades crônicas, pois tem efeito antiácido sobre o metabolismo.

Este texto faz parte do livro O poder de cura do limão – Um guia de medicina caseira - Conceição Trucom - Editora Alaúde. 
Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário