"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

terça-feira, 11 de outubro de 2011

National Coming Out Day [Dia Nacional de Sair do Armário].


COMPORTAMENTO

Dia de sair do armário



História

Grupo Estruturação de Brasília marca o 11 de outubro como o Dia de Sair do Armário no Brasil


BRASÍLIA – O Estruturação – Grupo LGBT de Brasília, passa a comemorar, a partir de 11 de outubro de 2009, o Dia de Sair do Armário. A proposta do Estruturação é trazer ao Brasil a iniciativa tomada nos Estados Unidos em 1988, quando, em 11 de outubro, passou-se a celebrar o National Coming Out Day [Dia Nacional de Sair do Armário].

A ideia surgiu do advogado Robert Eichberg, seu parceiro William Gamble e Jean O'Leary, membros do grupo militante National Gay Rights Advocates, na ocasião em que se realizava a II Marcha dos Direitos de Gays e Lésbicas de Washington DC, que reuniu 500 mil pessoas. Neste ano, 15 estados americanos fazem manifestação da visibilidade LBGT.

Tanto nos Estados Unidos como aqui no Brasil, a proposta é a mesma, ou seja, envolver os LGBT e heterossexuais na construção de uma realidade em que a diversidade de orientação sexual e a identidade de gênero possam ser vividas de forma livre e respeitosa.

Outras ações como dar orientações de como se assumir como LGBT, divulgação de pessoas que assumiram a sua orientação sexual, entre outras atividades, foram desenvolvidas pelo Estruturação durante a semana comemorativa.

A expressão – O professor de História da Universidade de Yale, George Chauncey, diz, no seu livro Nova York Gay: gênero, cultura urbana e o mundo do homem gay, que o termo "sair do armário" passou a ser utilizado no início do século 20. “Pessoas gays nos anos anteriores à 1ª Guerra Mundial não falavam de “sair para fora (coming out)” do que nós chamamos atualmente “armário”, mas sair para o que eles chamavam sociedade homossexual ou o mundo gay”. Então a saída era, na verdade, uma entrada na cultura gay, com seus bares, locais de confraternização, boates etc.



Claudia Lins
- Posted using BlogPress from my iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário