"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

terça-feira, 26 de agosto de 2014

clareamento natural com mel

Aqui vai uma dica “mara”…clareamento natural com mel:

O clareamento com mel é eficiente, porque o mel possui peróxido de hidrogênio natural.

“Numerosos estudos relatam o uso e as propriedades do mel ao longo dos tempos. Citado em artigos científicos de medicamentos, nutrientes e até em “livros sagrados”, o mel depende de quem, e como é utilizado. O mel é uma mistura de néctar e extrato sacarínico extraído de flores.
  É composto de 80% de carboidratos (35% glicose, 40% frutose e 5% sacarose) e 20% de água (SATO e MIYATA, 2000). O mel detém característica antibactericida e ação cicatrizante. Já se tem determinado que o mel inibe o crescimento de um grande número de bactérias, além de possuir atividade antifúngica. O efeito antibacteriano do mel está associado a fatores “não-peróxidos” (Osmolaridade, Lisozimas, Ácidos Fenólicos, Flavonóides e Acidez) e a um fator ligado à presença de peróxido de hidrogênio. O H2O2 é gerado pela oxidação da glicose pela glucose oxidase encontrada nas glândulas hipofaríngeas das abelhas (http://honey.bio.waikato.ac.nz). Neste trabalho propomos um novo método analítico para a quantificação dos níveis de peróxido de hidrogênio em amostras de mel de diferentes fontes florais, a fim de identificarmos a correlação do teor de H2O2 e as atividades antibactericidas do mel para diferentes floradas.”
(http://www.abq.org.br/cbq/2006/trabalhos2006/4/75-119-4-T1.htm)

A intensidade do clareamento está diretamente ligada à absorção do mel pelos fios. Ou seja, quanto melhor os fios o absorverem, mais tenderão a clarear.

Você pode usar o óleo de coco ou azeite de oliva (extra virgem) para diluir o mel, e assim, poder espalhar com maior facilidade nos fios úmidos e limpos.
Depois é só colocar uma touca de banho ou de alumínio e ficar, e ficar +- 1h de “molho”.

O clareamento é progressivo, e dá um tom dourado aos fios.
E mesmo fios escuros podem ganhar reflexos dourados…

Só funciona com mel puro, ok?
E como saber se o mel é puro?

Dica > para saber se o mel é puro, basta colocá-lo numa colher e levá-la à chama do fogo. Se o mel ferver e ficar escuro, contem mistura de açúcar (não serve); se o mel ferver e ficar na mesma cor, ele é puro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário