"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Um estudo sobre Acupuntura

Acupuntura

Um pouco de História

A Acupuntura é uma ciência muito antiga. Tem-se noticias de que em épocas anteriores a 4.000 a C. os chineses já utilizavam esta técnica como forma de tratamento, isto pelas agulhas de pedras, finamente polidas (Agulhas Bian), encontradas em escavações arqueológicas. No grande livro, básico da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Imperador Amarelo, Huang Di Nei Ching, que viveu entre 2697 a 2697 a C., confabula com seus conselheiros, principalmente com seu médico Khi Pa, sobre as várias maneiras de atingir a plena saúde e longevidade.
Por volta do ano 1000 a.C. surgiram os primeiros ideogramas identificando a Acupuntura e Moxabustão como técnicas terapêuticas já bastante avançadas, mas ainda nessa época eram utilizadas agulhas de pedras, apesar de a prata e ouro já serem metais utilizados em outras aplicações. Foi neste período que surgiu as teorias do Yin/Yang e dos cinco elementos aplicados ao tratamento de doentes.
Acupuntura
Entre os períodos de 475 a.C. a 25 d.C. a Medicina Tradicional Chinesa e, em especial a Acupuntura, teve um grande desenvolvimento. Agulhas de metal, em especial de ouro e prata, finamente acabadas, suplantaram as similares em pedras e as técnicas médicas tiveram um notável avanço. A escavação de um tumulo de 113 a.C. na provincia de Hebei, em 1968, revelou, além de um conjunto de agulhas de ouro e de prata, também escritos que demonstraram o conhecimento dos meridianos principais e colaterais.É dessa época que aparece os primeiros livros versando sobre Fitoterapia, que é arte da cura através de plantas, ervas e até de animais ressecados. Esta técnica atingiu notável sofisticação no Período dos Tres Reinos, quando o médico Hua To usava compostos de ervas e acupuntura, como analgésicos, para pequenas cirurgias.
Na Dinastia Jin e nas Dinastias do Norte e Sul (265-581) apareceram os primeiros diagramas esquemáticos dos meridianos completos e pontos de acupuntura. Na Dinastia Tang houve uma reavaliação e reformulação de todo o conhecimento de Acupuntura com a redação de novos e importantes tratados.
Com o advento da imprensa, a partir do seculo X a prática da Acupuntura foi grandemente impulsionada pela tiragem de livros que antes só eram escritos a mão livre, um por um. A partir da Dinastia Ming (1368 a 1664) a Acupuntura entra definitivamente para o ramo das ciências organizadas, com escolas e sistemas de tratamento baseados no Yin/Yang, 14 meridianos, cinco elementos e Zang-Fu (órgãos e vísceras).
Em 1899 tem inicio a Acupuntura moderna, com a publicação de “Acupuntura em Modelos de Bronze com Referências na Medicina Moderna” a primeira obra a relacionar a Acupuntura com a anatomia e fisiologia médica ocidental. Em 1951 é fundado o Instituto Experimental de Terapia por Acupuntura, vinculado ao Ministério da Saúde, depois disso, esta ciência espalhou-se por universidades e centros de estudo por toda a China.
Acupuntura
O Brasil, reconheceu a Acupuntura como ciência somente em 1995, e hoje vários cursos formam médicos nessa especialidade que já tem, inclusive, penetração em Postos de Saúde por ser uma forma de tratamento praticamente isenta de riscos e de custo muito baixo.

Enxaqueca

Acupuntura
Paciente em tratamento para Enxaqueca. Agulhas inseridas em alguns pontos do couro cabeludo. Já nas primeiras aplicações a resposta é excelente.

Acupuntura para Rinite

Acupuntura
Pacientes portadoras de Rinite podem beneficiar-se com tratamento por acupuntura. Agulhas muito pequenas e muito finas são introduzidas em alguns pontos da face com resultados muito bons em 8 a 10 sessões.

Dor no Joelho

Acupuntura
Dor em joelho. Responde muito bem a Acupuntura. No caso está se utilizando eletroacupuntura em que uma corrente de baixa freqüência potencializa os efeitos Do agulhamento.

Dor nas costas

Acupuntura
Paciente esta sendo tratado para dor na região dorsal. Também esta sendo utilizado eletroacupuntura com resultados mais rápidos e eficientes.

Asma

Acupuntura
Paciente está sendo tratado para asma. Os resultados deste tratamento são excelentes. Pontos são estimulados com resposta positiva já nas primeiras aplicações.

Acupuntura sem Agulhas

Acupuntura
Alguns pacientes apresentam fobias por agulhas, principalmente crianças. Podemos utilizar eletrodos sobre os pontos de acupuntura com estimulação elétrica. Os resultados são bem semelhantes ao agulhamento.
Fonte: www.paulocimirro.com.br
Acupuntura

Introdução

Acupuntura
Há mais de cinco mil anos (3.000 anos de registros escritos e mais de 2.000 com achados arqueológicos) os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, conhecidos como “meridianos de energia”, que percorrem todo o corpo.
O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais, que são chamados de “pontos da acupuntura”. A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse meridiano. Durante muito tempo a acupuntura foi vista com desconfiança por pacientes e médicos adeptos da medicina ocidental. Hoje em dia a situação é bem diferente. Cada vez mais pessoas procuram a acupuntura para tratar os mais variados problemas. E os médicos, antes receosos, hoje indicam a acupuntura como complemento no tratamento de diversas doenças. A mudança de comportamento se deve aos resultados positivos que comprovam a eficácia da técnica chinesa na cura e tratamento de diversas enfermidades.
É claro que o sucesso no tratamento depende de vários fatores, entre eles a escolha de um profissional de credibilidade e que esteja apto a praticar a acupuntura. Geralmente associado a uma instituição de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário