"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

domingo, 26 de agosto de 2012

Porque as cariocas usam meião

As cariocas são motivo de piada em vários estados brasileiros por causa das meias que usam nas academias. Aqui no Rio de Janeiro as meias femininas são usadas na altura dos joelhos. Isso provoca estranhamento e duras críticas. Não, não é uma questão meramente estética, é um mecanismo desenvolvido por quem já sofreu na pele (literalmente!) efeitos colaterais da prática de atividade física em academia. Quer saber porque as cariocas usam este meião? Continue lendo…
Ao se exercitar, seja em aulas de ginástica localizada, seja na musculação, as alunas entram em contato com aparelhos ou caneleiras na região localizada entre o joelho e o pé. Estes aparelhos e estas caneleiras são de uso coletivo. Portanto, você não sabe por quem eles foram utilizados nem em quais condições foram deixados. Posso contar um segredo para vocês? Muitas academias mantém potinhos com sprays de álcool para que os alunos limpem os aparelhos e caneleiras, mas nem sempre eles bastam para te proteger. Dependendo da porcentagem de álcool no produto, ele não mata a maior parte dos germes. Álcool com porcentagem acima de 75% seria o ideal, mas será que todas as academias pagam o preço deste álcool mais caro para encher seus sprays? Duvido. Sem contar que muitas vezes as academias diluem estes produtos em água, para fazê-los render mais. Eu não confiaria.
Já escutei relatos de alunas que tiveram alergias, contraíram micoses e até mesmo sarna neste contato direto! Os meiões protegem justamente essa região, evitando ainda que ela se suje. Neste ponto você deve estar pensando porque as mulheres não vão malhar de calça comprida, não é? Complicado, aqui no Rio de Janeiro, sair na rua onde a temperatura oscila entre “desumana” e “muito quente” com uma calça comprida. Ainda mais para praticar atividade física e suar. Ok, agora você deve estar se perguntando se o meião não esquenta a perna tanto quanto a calça… Talvez, mas o meião pode ser abaixado quando a região não precisar de proteção! Esse é o pulo do gato!
Muitas alunas saem da musculação para fazer outra atividade como dança ou jump e abaixam suas meias, assim não sentem tanto calor. É um truque que as cariocas criaram para ter uma proteção sem ter que necessariamente passar calor o tempo todo. Essa é a origem do meião. Claro que muitas aderiam e passaram a usar por questões meramente estéticas, sem nem ao menos saber de onde surgiu esta “moda”, mas, em todo caso, só queria que soubessem que existe um fundamento racional para esta “moda” ter começado.
Fica a dica para você que sente muito calor ao malhar com uma calça comprida e não quer ter que ficar andando com uma garrafinha de álcool 75% na bolsa para faxinar aparelhos e caneleiras: meia até os joelhos. Acabou o treino e decidiu fazer outra atividade que não te expõe a risco de contato? Pode abaixar a meia e usufruir do benefício de malhar de bermuda ou short sentindo muito menos calor do que se estivesse de calça!

De "o seu personal"

2 comentários:

  1. Mas ir com o meião para a rua, o que se vê muito, francamente !!! Roupa suja e "contaminada" a gente tira logo.

    ResponderExcluir