"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Criminosos virtuais intensificam os ataques...


O cenário de ameaças mudou desde o ano passado. Com o crescimento considerável na adoção de dispositivos móveis e redes sociais, aumenta também o interesse dos cibercriminosos. Seguindo as tendências de “mobilidade”, os criminosos virtuais estão intensificando os ataques.

Neste ano, as ameaças virtuais estarão ainda mais sofisticadas... Um estudo do McAfee Labs prevê ataques direcionados a plataformas Google e equipamentos Apple em 2011.

Os sites de relacionamento, como Twitter e Facebook, devem ser os mais afetados, devido à rapidez na troca de informações. Os serviços de localização, como foursquare, Gowalla e Facebook Places, também atraem os cibercriminosos, pois permitem pesquisar e rastrear a localização dos usuários de forma rápida e imediata. Esse excesso de informações pessoais permite aos golpistas desenvolvam novos ataques.

O relatório do McAfee Labs também prevê uma onda de ataques e ameaças direcionados a dispositivos móveis. Com a grande adoção de dispositivos móveis em ambientes corporativos, combinada à infraestrutura frágil dos telefones celulares e ao lento avanço em relação à criptografia, esses ataques devem ser ampliados em 2011.

A popularidade de iPads e iPhones nos ambientes corporativos, associada à falta de conhecimento dos usuários em relação à segurança adequada desses dispositivos, aumentará o risco de exposição de dados e identidades, além de transformar em algo comum a ocorrência de botnets e cavalos de Tróia direcionados a dispositivos Apple.

A crescente disseminação das novas plataformas de TV pela Internet, que estiveram entre os dispositivos mais aguardados de 2010, também trará um número cada vez maior de aplicativos suspeitos e mal-intencionados para essas plataformas de mídia, como o Google TV.

A análise do McAfee Labs indica ainda aumento dos ataques com motivação política – um exemplo disso é o site WikiLeaks, conhecido mundialmente por divulgar documentos sigilosos.


fonte: McAfee


- Posted using BlogPress from my iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário