Passada a comemoração imensa…vamos tentar entender o que aconteceu ? Não foi o primeiro…claro que não. O primeiro foi na TV Manchete…e já teve no SBT, na BAND, na GNT então …no BBB da própria Globo… enfim. Talvez , os desavisados nem tenham ficado sabendo, mas nós, que abraçamos nossa causa de uma forma apaixonada, soubemos em cima do lance, comemoramos e agradecemos cada um deles. O de ontem, não foi o primeiro beijo da TV brasileira, mas foi o primeiro beijo exibido pelo maior formador de opinião do país e em horário nobre e foi primeiro beijo em que finalmente conseguimos acertar o alvo em que tanto mirávamos : a compreensão pela sociedade de que o afeto, o sentimento, se sobrepõe ao sexo.
Isso não quer dizer que LGBTTS não façam sexo, quer dizer que são humanos, que são providos da capacidade de amar, de cuidar, de conviver e de se apaixonar…como eu…como você ! E mais que isso…para se sentirem completos, precisam desse amor…desse afeto. O beijo serviu também como termômetro da evolução da sociedade, e ficamos sim, muito felizes recebendo como nunca, tanto apoio, tanta compreensão. A novela, e não o beijo, trouxeram a luz , de que forma a rejeição de um pai pode levar à egodistonia, ao desconforto e a não aceitação da própria sexualidade e a deformação de um caráter….obviamente, que pintado em cores fortes, já que se trata de ficção…de uma novela.
A cena de Felix com César na minha opinião, foi mais importante que o próprio beijo, foi sensível, foi delicada, foi humana e nos colocou no caminho da aceitação, da formação de seres sintônicos, que inevitavelmente conduz ao amor saudável e ao beijo. Hoje de manhã, logo cedo, já começamos a colher os frutos dessa cena, quando um de nossos militantes recebeu está mensagem de um menino que até ontem, não era aceito pela família:
“…estavam todos na sala… eu no sofá quando o Felix beijou o carneirinho… Silêncio… Fiquei quieto também pra não dar motivos, embora estivesse fazendo a drag por dentro… Mas a cena final, do Felix e do César, eu não aguentei, veio um choro descontrolado que estava preso esses quatro anos que não falamos direito.., estava total descontrole… dai veio minha mãe com a cara inchada de chorar me abraçar e meu pai do outro lado segurou minha mão e pôs a mão em volta do meu ombro… Não falamos nada! Na hora de dormir, o Felipe (irmão) entrou no quarto, deu a mão e quando eu ia apenas apertar, ele me puxou, deu um abraço e disse que ele sempre vai ser meu irmão. E chorei de novo… Pela primeira vez não dormi no inferno…”
Se fosse só este…já estaríamos felizes, mas estamos ouvindo histórias parecidas pipocando por todo lado , e se não me falha a memória uma delas foi contada pelo próprio Mateus Solano.
Isso não quer dizer, que o beijo fez com que a homofobia desaparecesse da sociedade num passe de mágica. Apenas, quebramos um tabu, demos um passo, fizemos um avanço. Se fossemos ingênuos, não seriamos ativistas. Toda luta por liberdade na história da humanidade, foi como o movimento do mar…as ondas avançam …e retrocedem…mas uma hora, inevitavelmente chegam na areia.
Ontem, nós demos aos nossos meninos e meninas o direito de comemorar…de comemorar muito. A luz no fim do túnel é necessária… o sonho e a esperança, em meio a tantas lágrimas que derramamos todos os dias pelas nossas crianças que tem a vida pontuada pela homofobia em suas mais diversas e cruéis formas, são mais que necessários, são fundamentais. Mas hoje, precisamos nos reconstruir e respirar fundo…a onda homotransfóbica que já está imensa, vai aumentar…muito. O beijo , símbolo do amor, despertou o ódio, não tenham a menor duvida disso. Não é a primeira vez que passamos por isso e nem será a última e temos que estar cientes e preparados. A retaliação…virá, então… prestem atenção, o fim de semana chegou e nós ficamos MUITO preocupados, porque estamos vendo mortes e espancamentos e recebendo denuncias diariamente.
Os LGBTTs mais velhos são safos, mas os adolescentes que tem sido o grande alvo dos homofóbicos, pelo amor de Deus:
Comprem um apito….desses de plástico que vendem em todo lugar. Ande com ele no bolso e se estiver com medo ou se sentir ameaçado, apite MUIIIITOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!
Pra que sair da balada as 4 ou 5 ? Se ficou lá até a essa hora, fique até o dia clarear.
Andem…EM BANDO….e não parem pra fazer xixi, nem pra amarrar o tênis nem pra NADA!
E fiquem tranquilos…ninguém consegue parar a história…logo chegaremos na areia!
E em tempo…parabéns a Rede Globo, pelo grande serviço prestado…pelo como diriam nossos meninos e meninas… tapa na cara da sociedade. Parabéns a Walcyr Carrasco pela coragem , a Thiago Fragoso e Antonio Fagundes também…e principalmente…parabéns Mateus Solano por ter emprestado tanta humanidade, sensibilidade, delicadeza e emoção ao Felix. Pela primeira vez na minha vida…em um mundo em que tentam retratar e caricaturar meu filho como CLO…eu pude ver meu filho…em você ! Muito Obrigada !
Nenhum comentário:
Postar um comentário