O QUE TEM PARA VER EM ESTOCOLMO, SUÉCIA
Tem tanta coisa legal para ver em Estocolmo, na Suécia, que eu nem sei direito por onde começar. A capital mais linda e charmosa da Escandinávia me arrebatou de jeito. Quando vi, já estava apaixonado por ela. E olha que era inverno!
O que tem para ver em Estocolmo Suecia Pontes e Canais
Assentada sobre quatorze lindas ilhas, a natureza e o mar Báltico foram muito generosos com a região. Daí veio o homem, construiu uma arquitetura fabulosa e inaugurou museus, shoppings e parques. Pronto. Não vai faltar coisa legal para fazer em Estocolmo.
Estocolmo, quem é você?
Estocolmo é a capital da Suécia e fica na região leste do país, banhada pelo mar Báltico. Na verdade, não é bem o mar, mas uma espécie de lago recheado por centenas e centenas de ilhas. O resultado disso é que as águas que banham a cidade permitem a navegação e a comunicação com o resto da Europa.
Estocolmo mapa
Quando uma cidade é formada por várias ilhas, com quem ela acaba sendo comparada? Acertaram! Estocolmo é a “Veneza do Norte“. E vou dizer… Eles até têm razão. Tanto pela preservação dos edifícios históricos quanto pela infinidade de pontes.
Mas daí vem a grande diferença. Estamos na Suécia, gente! O nível de desenvolvimento econômico deixa os italianos no chinelo. Afinal, estamos falando de um dos lugares mais limpos, organizados e seguros do mundo.
Estocolmo Suecia Escultura de Rua
Como não há mendigos, eles tiveram que improvisar…
Quando a gente chegou no nosso hotel, vimos que a TV tinha um canal exclusivo para divulgar a cidade e seus atrativos turísticos. E a cada “comercial” citava-se sua posição em algum ranking mundial. Algo assim:
– Você sabia que Estocolmo é a cidade número 1 do mundo em _______ ?
Daí preencha o espaço com qualquer coisa muito maravilhosa. Tinha alguns indicadores em que os suecos ficavam em segundo ou terceiro lugar, perdendo para Oslo ou Copenhagen. Tadinhos. Dava até dó.
Locomoção e Transportes em Estocolmo
Aqui vamos reconhecer uma enorme falha nossa, aqui dos Andarilhos do Mundo. Nós só testamos uma única forma de transporte por lá: os nossos próprios pés.
É que as atrações turísticas de Estocolmo ficam todas em uma região central facilmente percorrida a pé. Não precisamos nem do metrô, nem dos trens de superfície e nem usamos os barcos.
Mas não vamos deixar vocês na mão! O site oficial do sistema público de transportes está em inglês e está aqui para vocês:
+ Sistema público de transporte de Estocolmo
Nesse site você pode ver os preços dos bilhetes e dos passes de 24h. Afinal, a gente é acostumado a caminhar bastante, apreciando tudo o que tem para ver em Estocolmo, mas você pode precisar de alguma agilidade.
Clima de Estocolmo
Já sei que essa vai ser a dúvida de muita gente. Então vamos direito à resposta. Sim! Estocolmo é fria, gente! Mesmo no verão, para os nossos padrões brasileiros. No inverno, então… Pode se preparar para comprar roupas próprias para o frio (clique no link para ver nossas dicas sobre isso).
Leia mais:
+ Dicas de compras e onde comer em Estocolmo
+ Que roupas vestir para encarar o frio extremo?
Para vocês sentirem o cutuco, no inverno a temperatura vai de -10 a +2ºC e no verão, entre 14 e 22ºC. A gente esteve lá em Março e, amigo, nevou bastante!
Estocolmo Suecia Palácio Real
Mesmo assim, tivemos a sorte de pegarmos um dia bem ensolarado. E foi lá que aprendemos a lição: em lugares muito frios, os dias ensolarados são justamente os mais frios.
Para Ver em Estocolmo
Então vamos ao que interessa, né? Através de um mapa, eu vou mostrar as principais atrações turísticas de Estocolmo, principalmente as que a gente conseguiu conhecer ou ao menos passar na frente.
Como fica rodeada por canais e lagos por todos os lados, já é divertido simplesmente caminhar pela orla e apreciar os monumentos e construções. Você não precisa necessariamente entrar dentro de todos eles, até porque os ingressos costumam ser bem salgados.
Estocolmo Suecia Cais na Strandvägen
Orla de Estocolmo. Já pensou isso aqui no verão?
Sobre os museus, resolvi dedicar um post exclusivo para o Historiska (Museu de história da Suécia), que a gente visitou. A gente também foi no Kungliga slottet (Palácio real de Estocolmo), mas era proibido tirar fotos lá de dentro.
Outra ideia que eu tive, para tornar a coisa mais didática, foi apresentar a cidade através de seus distritos e de suas ilhas. Tomara que dê para ter uma boa noção.
1. Norrmalm
Norrmalm é o centro do centro de Estocolmo. É onde fica a praça principal da cidade (a Gustav Adolfs torg). Se o seu hotel fica aqui nessa zona, você com certeza pagou caro, mas ficará muito bem localizado.
Esse foi o nosso caso, ficamos em 2 hotéis diferentes nos 3 dias que passamos na cidade: no Radisson Blu Waterfront e no Scandic Hotel Sergel Plaza. Se você clicar nos nossos links e reservar qualquer hotel no Booking.com, a gente ganha uma comissão. Legal, né?
A estação central de trens, principal via de acesso para quem vai ou chega à cidade por esse meio de transporte, fica nessa região e é um bom ponto de referência para o turista.
Estocolmo Suecia Estacao central de trens
Da estação central, você tem duas opções, seguir em direção ao próximo bairro, a cidade velha (Gamla Stan – veja adiante), ou continuar em Norrmalm, cruzando o calçadão Drottninggatan até chegar ao parque Kungsträdgården.
Centro de Estocolmo
Drottninggatan é um calçadão exclusivo para pedestres, cheio de lojinhas. Tem bastante souvenir, mas também lojas normais e comuns, como livrarias e cafeterias. Na direção norte, ela te leva até a praça Sergels, pertinho dos principais shoppings da cidade, como o NH Stockholm, o Ahléns e o Gallerian.
Leia mais:
+ Compras em Estocolmo
Estocolmo Suecia Cachorro Quente no Calcadao
Chegando no divertido parque Kungsträd, você vai ver o monumental edifício da Ópera Real Sueca e a inconfundível fachada da igreja de St. Jacob (com sua cor de tijolo berrante). Essa praça, mais do que a Gustav, acabou sendo o nosso principal ponto de referência.
Estocolmo Suecia Igreja de Saint Jacob
Ficamos imaginando como seria estar ali no verão, com tudo aberto e funcionando: carrinhos de cachorro quente, de sorvete, pipoca. Isso sem falar no verde, nas flores e nos shows ao vivo. No inverno, a paisagem fica sempre um pouco mais triste.
Estocolmo Suecia Praça Square Kungsträdgården
Se bem que os coelhinhos garantem a diversão, seja inverno ou verão
Atravessando a ponte (qualquer uma delas) indo na direção de Gamla Stan (veja abaixo), você verá um prédio enorme marrom à sua direita, do lado de lá do canal. É a prefeitura da cidade.
Estocolmo Suecia Prefeitura da Cidade
2. Gamla Stan (Cidade Velha)
Essa dica é unânime. Todo mundo vai indicar Gamla Stan como o lugar mais imperdível para ver em Estocolmo. E não é à toa. A região guarda prédios e palacetes preservados desde a idade média, ou pelo menos desde a época que a cidade era uma das potências da Liga Hanseática.
Diferentes de outras regiões antigas da Europa, aqui não há muralhas cercando o centro histórico, mas água, muita água. É que a sede do Reino da Suécia fica numa quase-ilha, presa no bairro de Södermalm apenas por um pequeno estreito.
Gamla Stan
O Palácio Real ainda está lá, mesmo depois de ter sido vítima de diversos incêndios. Tivemos a oportunidade de visitar o seu interior, alguns salões reais decorados e conhecemos algumas obras da coleção particular da família real sueca. A propósito, vocês sabiam que a rainha da Suécia já morou em São Paulo?
Quando estivemos na cidade, eles tinham transformado as escadarias do Palácio em pista de esqui para que atletas pudessem participar de uma competição do esporte na cidade.
Estocolmo Suecia Escadarias do Palácio Real
Dá para acreditar? É como se tivessem liberado a rampa do Palácio do Planalto para skatistas! Esses suecos são mesmo fantásticos!
A gente circulou muito pelo bairro, por seus pubs, cafés e lojas. E atravessamos todas as pontes que ligam Gamla Stan ao “continente” várias vezes. Reparem no nosso mapinha como são inúmeras as ilhas e pontes. Isso deixa tudo ainda mais lindo, né não?
Estocolmo Suecia Gamla Stan
O mais legal é que algumas delas passam dentro do prédio do Parlamento, que é redondo de um lado e de fachada neoclássica e imponente do outro. É possível visitar o seu interior também, mas a gente pulou essa.
O que tem para ver em Estocolmo Suecia Fundos do Parlamento
Uma das fachadas do parlamento
Estocolmo Suecia Parlamento
Atravessando por dentro do Parlamento, pelo lado “redondo”
A gente também pulou o museu do Nobel, que fica perto dessa pracinha simpática, a Stortorget. Clicamos para provar que o bairro é cheio de fachadas e igrejas com séculos e séculos de idade.
Estocolmo Suecia Stortorget Perto do Museu do Nobel
3. Skeppsholmen
Skeppsholmen é mais uma das ilhas da cidade. A gente adorou ir até lá, mesmo tendo ido a esmo, sem saber o que iríamos encontrar.
Skeppsholmen
Para começar, ainda no “continente”, fica o Museu Nacional de Belas Artes, hoje desativado. Mesmo assim, sua fachada chama a atenção, você não terá como não notá-la.
Estocolmo Suecia Museus de Belas Artes
A ponte que liga o Museu de Belas Artes à ilha Skeppsholmen (holmen, em sueco, significa ilha…) se chama Skeppsholmsbron (bron, em sueco, significa ponte). É que esse é um dos lugares mais clicados da cidade, por sua extensão, sua beleza e pelo cenário de fundo, que pode incluir a Igreja de Santa Catarina, como na nossa imagem abaixo.
Estocolmo Suecia Ponte Skeppsholmsbron
A coroa é o brasão do país
E depois de chegar lá, descobrimos que há um belo museu a céu aberto com obras de arte moderna. A vista da cidade de Estocolmo por esse outro ângulo também valeu muito a pernada. A única coisa que não foi legal foi o frio que passamos ali (estava uns -5ºC). Encana um vento nessa ponte…
Estocolmo Suecia Ilha Skeppsholmen
Esse prédio redondo aí à esquerda eu até hoje não descobri o que é e para que serve. O mesmo digo sobre esse outro prédio cor de tijolo, que encontramos na outra ilha mais à frente.
Estocolmo Suecia Paisagem de Inverno
4. Östermalm e os museus de Djurgarden
Östermalm é um bairro que fica ainda no “continente”, bem vizinho ao centro mesmo de Estocolmo, o Norrmalm. Nós acabamos indo ali por obra do acaso, num dia em que eu me atrapalhei com os mapas e botei a gente numa caminhada quilométrica em busca do Museu Vasa, na ilha de Djurgarden.
Ostermalm e Djurgarden
É que todo mundo tinha me dito que esse Museu Vasa era muito legal e tal, mas ele fica longe à beça. Talvez fosse o caso de ter ido de trem ou ônibus… Mas infelizmente, acabamos numa furada. É que o museu estava fechado para reforma! O esperto aqui não tinha checado a informação…
Bem perto fica o Museu do ABBA, mas em 2013 quando estivemos por lá, o museu ainda não tinha sido inaugurado. Pertinho dali estava o Nordiska Museet, um prédio inconfundível. Este museu é dedicado à cultura do povo sueco e suas artes, roupas e tapeçarias.
Estocolmo Suecia Nordiska Museet - Museu Nordico
Estava muito, muito frio e cansados, desistimos de visitá-lo, mesmo de graça (tinha uma promoção: naquele dia, a partir daquela hora, a entrada seria gratuita). Mas não sem antes burlar a lei na hora de usar o banheiro (a gente não tinha moedinhas para liberar a porta, mas aproveitamos que alguém a deixou aberta).
Decidimos guardar nossos esforços para o Museu de História da Suécia, que gostamos tanto que escrevemos um post próprio, para mostrar as fotos do seu interior.
Estocolmo Suecia O que ver Historiska Museu
Passamos também na porta do Museu do Exército, mas nesse a gente não entrou.
Estocolmo Suecia Museu do Exército
Museu do Exército
Por que é bom se perder às vezes? Porque foi por causa disso que a gente encontrou uma espécie de mercado público, que foi muito, mas muito legal mesmo de conhecer. Lá degustamos até o prato nacional da Suécia: almôndegas! (pode?).
Mas isso tudo é assunto para outro post:
Leia mais:
+ Compras em Estocolmo e um lugares para comer
Preciso comentar ainda sobre o Parque Skansen, o primeiro museu ao ar livre do mundo, nos fundos do Nordiska Museet. Nós não visitamos, porque imaginamos que tudo podia estar debaixo do gelo. Como ali é uma área verde imensa, achamos que deve fazer parte do seu roteiro se você estiver na cidade num dia ensolarado de verão.
E o parque de diversões ali da ilha de Djurgarden? No inverno também não estava nada funcionando… :/
E você? Gostou da cidade? No verão deve ser ainda melhor! Mas mesmo no inverno, não tem como não amar Estocolmo.
Estocolmo Suecia Cisnes no Cais
Os cisnes que o digam…
E se você estiver procurando um hotel na cidade, não deixe de dar uma forcinha para a gente, clicando em um dos nossos links. Se você fizer isso, na hora de efetuar sua reserva, a gente ganha uma comissãozinha (mixuruca, mas já vale!) do Booking.com.
Banner Horizontal Andarilhos Boreais
Clique no banner acima para ler mais posts sobre a nossa jornada pela Escandinávia. Ou nos links abaixo:
+ Compras em Estocolmo e onde comer
+ Museu de História da Suécia
+ A Estocolmo da Ana Regina
Nenhum comentário:
Postar um comentário