"Liberdade não é a ausencia de compromissos, mas a capacidade de escolher sua tarefa"

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Se você tivesse 30 segundos...


Se você tivesse 30 segundos para enviar uma mensagem que seria ouvida (e traduzida simultaneamente) para o mundo inteiro, qual seria esta mensagem? Escreva abaixo um parágrafo de no máximo 6 ou 7 linhas com a mensagem que você diria.


 Respostas colhidas no Facebook

" Não confie na compaixão; prefira a dignidade para você e para os outros. Não tema ser considerado arrogante ou egoísta. Olhe todos os experts como se eles fossem mamíferos. Nunca seja um espectador da injustiça e da estupidez. Procure o debate e a discussão por eles mesmos; o túmulo fornecerá muito tempo para o silêncio.” Hitchens


 "Como não dá para traduzir o vídeo abaixo, já que passaria de 30 segundos, eu diria: "Você não é a última bolacha do pacote e o Universo não conspira a seu favor, nem contra: para ele você sequer existe. Aceite sua insignificância e viva bem."




" Empatia. Amor. Fazer o bem. Esse é o caminho. Liberdade. Judiciário não é instrumento de vingança. O maior privilégio do ser humano é a racionalidade, emancipe-se. Todos devemos mudar o mundo para melhor."


"Esqueça o que nos divide, se foque no que nos une, no que temos em comum, liberdade, fraternidade e bom senso"


"Estude, questione, pesquise, tire suas conclusões, não compre ideias de outros e não tenha vergonha de mudar de opinião."


"Eu sou Deus.Não existe religião certa. Parem de se matar."


"Joga os aviões nas duas torres de Brasília! Aquela que tem uma panela virada e outra normal." "...aquela que dá pra fazer um campeonato universal de beyblade e outra não."



"Se quisermos incentivar o progresso, devemos deixar de lado o tribalismo (devemos parar de nos dividir por ideologia, religião, nação ou etnia) e incentivarmos e cultivarmos o conhecimento cientifico."



"Deixem de ser filhos da puta uns com os outros!"


"PAREM DE SER BABACAS! (o resto do tempo seria um silêncio constrangedor para deixar a mensagem ser devidamente interiorizada)"


"Fora Dilma!"


"Ame mais e critique menos."


"Confiança em Deus, paz e muito Amor!"


"Valorize a vida, as pessoas, o mundo."


"NÃO ao egoísmo, às guerras, à corrupção, ao ódio, à mentira e à inveja. SIM à saúde de nosso corpo e mente e a todas as formas de amor."

"Amai-vos uns aos outros!"

"Paz e amor entre os povos."

Há centenas de religiões, cada uma se proclamando portadora da verdade e desqualificando as outras. A espiritualidade é apenas uma, em exercício permanente e sem forma única. A religião possui templos para louvores e adorações. O templo da espiritualidade é o ser, o mundo, o Universo.
 A religião é para os que dormem.
A espiritualidade é para os que despertam.



domingo, 11 de outubro de 2015

Oh Virgem Santa, rogai por nós !

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.
O domingo do Círio começa com a celebração de uma missa em frente à Catedral metropolitana de Belém, a Sé, às 5h30. Ao término da missa, às 6h30, é iniciada a procissão que percorre as ruas de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, em um percurso de 3,6 quilômetros. Em 2004, o trajeto foi cumprido em 9 horas e 15 minutos, sendo registrado como o Círio mais longo de toda a história.

A cada ano, o Círio de Nazaré atrai um número maior de romeiros, reunindo, além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do país e até mesmo visitantes estrangeiros. Durante todo o trajeto feito pela imagem de Nossa Senhora, os devotos fazem diversas manifestações de fé, além de enfeitar as ruas e casas em homenagem à Santa.

Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial. Mérito conquistado não só pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mas também pelo simbolismo da corda do Círio, que todos os anos é disputada pelos promesseiros que enchem as ruas de Belém de fé e emoção; dos carros de promessas, que carregam as graças atendidas pela Virgem; dos mantos de Nossa Senhora, que a deixam ainda mais linda; da Berlinda, que se destaca na multidão carregando a pequena imagem tão singela e do hino “Vós sois o Lírio Mimoso”, canção que embala os milhares de corações que acompanham o Círio em uma só voz.

Após a grande procissão, a imagem da Virgem fica exposta no altar da Praça Santuário para visita dos fiéis durante 15 dias, período chamado de quadra nazarena.

Curiosidade:

O termo “Círio” tem origem na palavra latina “cereus” (de cera), que significa vela grande de cera. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Pará.

História da devoção à N. S. de Nazaré

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela.

Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. No início, não havia data fixa para o Círio, que poderia ocorrer nos meses de setembro, outubro ou novembro. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

Tradicionalmente, a imagem é levada da Catedral de Belém à Basílica Santuário. Ao longo dos anos, houve adaptações. Uma delas ocorreu em 1853, quando, por conta de uma chuva torrencial, a procissão – que ocorria à tarde – passou a ser realizada pela manhã.

Virgem de Nazaré: Patrona do Pará

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA – ASSESSORIA TÉCNICA
LEI N° 4.371, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1971.
Proclama Nossa Senhora de Nazaré Patrona do Estado do Pará e dá outras providências.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ promulga e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° – Fica proclamada PATRONA DO ESTADO DO PARÁ NOSSA SENHORA DE NAZARÉ.
Parágrafo Único – O Governo do Estado do Pará prestará, anualmente, as honras de Estado à padroeira dos paraenses.
Art. 2° – A presente Lei poderá ser regulamentada pelo Governador do Estado.
Art. 3° – Esta Lei tem sua vigência a partir do dia 10 de outubro do corrente ano.
Palácio do Governo do Estado do Pará, 15 de dezembro de 1971.
FERNANDO JOSÉ DE LEÃO GUILHON

Governador do Estado
Georgenor de Souza Franco
Secretário de Estado de Governo

Círio: Fonte de Solidariedade

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é experiência de fé, mas é também fonte de solidariedade. Boa parte da arrecadação da Festa é investida nas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (Ospan), desenvolvidas nas sete comunidades que compõem a sua área territorial. Milhares de pessoas são beneficiadas anualmente em seus projetos de atendimento laboratorial, distribuição de sopa e creches infantis.
A implantação do Serviço Social na Ospan se deu em 2002, na gestão do Padre Francisco Silva, na época pároco da Paróquia de Nazaré. O Padre solicitou, ao departamento de Serviço Social da Universidade da Amazônia (Unama), uma consultoria a respeito das necessidades da Paróquia de Nazaré. Hoje, com o serviço implantado, a responsabilidade do trabalho desenvolvido fica a cargo das técnicas Mônica Demachki (Coordenadora) e Hilda Muller (Assistente Social).

Os atendimentos médicos e odontológicos acontecem nas comunidades de São José e Santo Antônio Maria Zaccaria. Profissionais de saúde voluntários atendem mais de 3 mil pessoas por ano. A população carente recebe atendimento e orientações de higiene e saúde que fazem toda a diferença no seu dia-a-dia.

O pão é também repartido. Voluntários nas diversas comunidades preparam a sopa, que toda semana é fartamente distribuída aos que comparecem, o que ajuda a saciar a fome dos filhos de Nossa Senhora. As obras sociais têm vários projetos com a comunidade, entre eles, o programa inserção no mercado de trabalho, o programa adolescente trabalhador, o atendimento social e outros.
Cuidando também dos pequenos, as Obras atendem a mais de 500 crianças por meio das creches Sorena, Casulo (Santo Antônio Maria Zaccaria) e Cantinho São Rafael (Casa de Nazaré). Elas permanecem sob os cuidados de educadores das 7 às 17 horas, recebendo educação escolar básica, alimentação e muito carinho. São meninos e meninas entre dois e seis anos tendo a chance de crescer física, mental e espiritualmente, e participando ainda de atividades esportivas e culturais como danças e artes plásticas.

As Obras Sociais da Paróquia de Nazaré trabalham com valores que dignificam a vida do ser humano: ética, cidadania, universalidade, espírito de equipe, participação, respeito e confiança, espiritualidade, satisfação dos funcionários, humanização, qualidade de vida e compromisso institucional.

Memória de Nazaré

Criado pela a Diretoria da Festa de 2012 em homenagem à Rainha da Amazônia, o espaço está instalado ao lado da Casa de Plácido e abriga uma exposição permanente que conta a história da fé e da devoção mariana, que tem seu maior momento o Círio. São fotos das romarias, mantos utilizados pela Imagem Peregrina, cartazes de edições passadas do Círio de Nazaré, pedidos e promessas de romeiros, com as tradicionais casas e barcos, carregados pelos devotos durante a procissão.

Em 2013, após uma breve reforma, o Memória novos elementos, entre eles seis mantos, que foram revitalizados, pela equipe da historiadora Rosa Arraes, curadora da exposição; fotos da visita da Imagem Peregrina a Portugal e também a imagem de Nossa Senhora Aparecida, um presente do cantor Daniel para a Diretoria da Festa.

Para visitações neste e outros espaços ao arredor da Basílica que contam um pouco da história do Círio, a Pastoral do Turismo (Pastur) implantou recentemente um trabalho com jovens voluntários que recebem formação técnica para monitorar visitas em grupos a espaços como: Memória de Nazaré, Casa de Plácido, Capela Bom Pastor e Basílica Santuário de Nazaré.

Serviço:

Memorial de Nazaré Local: Praça Justo Chermont, S/N, (ao lado da Casa de Plácido) 

Horário de funcionamento: De segunda à sexta 9h às 12h e 14h às 18h Sábado: de 8h às 12h 

Entrada: R$2,00 e meia-entrada a R$1,00. 

Agendamento de visitas: pasturbasilicadenazare@gmail.com

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O que fazer em Estocolmo (próxima viagem)

O QUE TEM PARA VER EM ESTOCOLMO, SUÉCIA


Tem tanta coisa legal para ver em Estocolmo, na Suécia, que eu nem sei direito por onde começar. A capital mais linda e charmosa da Escandinávia me arrebatou de jeito. Quando vi, já estava apaixonado por ela. E olha que era inverno!
O que tem para ver em Estocolmo Suecia Pontes e Canais
Assentada sobre quatorze lindas ilhas, a natureza e o mar Báltico foram muito generosos com a região. Daí veio o homem, construiu uma arquitetura fabulosa e inaugurou museus, shoppings e parques. Pronto. Não vai faltar coisa legal para fazer em Estocolmo.

Estocolmo, quem é você?
Estocolmo é a capital da Suécia e fica na região leste do país, banhada pelo mar Báltico. Na verdade, não é bem o mar, mas uma espécie de lago recheado por centenas e centenas de ilhas. O resultado disso é que as águas que banham a cidade permitem a navegação e a comunicação com o resto da Europa.
Estocolmo mapa
Quando uma cidade é formada por várias ilhas, com quem ela acaba sendo comparada? Acertaram! Estocolmo é a “Veneza do Norte“. E vou dizer… Eles até têm razão. Tanto pela preservação dos edifícios históricos quanto pela infinidade de pontes.
Mas daí vem a grande diferença. Estamos na Suécia, gente! O nível de desenvolvimento econômico deixa os italianos no chinelo. Afinal, estamos falando de um dos lugares mais limpos, organizados e seguros do mundo.
Estocolmo Suecia Escultura de Rua
Como não há mendigos, eles tiveram que improvisar…
Quando a gente chegou no nosso hotel, vimos que a TV tinha um canal exclusivo para divulgar a cidade e seus atrativos turísticos. E a cada “comercial” citava-se sua posição em algum ranking mundial. Algo assim:
– Você sabia que Estocolmo é a cidade número 1 do mundo em _______ ?
Daí preencha o espaço com qualquer coisa muito maravilhosa. Tinha alguns indicadores em que os suecos ficavam em segundo ou terceiro lugar, perdendo para Oslo ou Copenhagen. Tadinhos. Dava até dó.

Locomoção e Transportes em Estocolmo
Aqui vamos reconhecer uma enorme falha nossa, aqui dos Andarilhos do Mundo. Nós só testamos uma única forma de transporte por lá: os nossos próprios pés.
É que as atrações turísticas de Estocolmo ficam todas em uma região central facilmente percorrida a pé. Não precisamos nem do metrô, nem dos trens de superfície e nem usamos os barcos.
Mas não vamos deixar vocês na mão! O site oficial do sistema público de transportes está em inglês e está aqui para vocês:
+ Sistema público de transporte de Estocolmo
Nesse site você pode ver os preços dos bilhetes e dos passes de 24h. Afinal, a gente é acostumado a caminhar bastante, apreciando tudo o que tem para ver em Estocolmo, mas você pode precisar de alguma agilidade.

Clima de Estocolmo
Já sei que essa vai ser a dúvida de muita gente. Então vamos direito à resposta. Sim! Estocolmo é fria, gente! Mesmo no verão, para os nossos padrões brasileiros. No inverno, então… Pode se preparar para comprar roupas próprias para o frio (clique no link para ver nossas dicas sobre isso).
Leia mais:
+ Dicas de compras e onde comer em Estocolmo
+ Que roupas vestir para encarar o frio extremo?
Para vocês sentirem o cutuco, no inverno a temperatura vai de -10 a +2ºC e no verão, entre 14 e 22ºC. A gente esteve lá em Março e, amigo, nevou bastante!
Estocolmo Suecia Palácio Real
Mesmo assim, tivemos a sorte de pegarmos um dia bem ensolarado. E foi lá que aprendemos a lição: em lugares muito frios, os dias ensolarados são justamente os mais frios.

Para Ver em Estocolmo
Então vamos ao que interessa, né? Através de um mapa, eu vou mostrar as principais atrações turísticas de Estocolmo, principalmente as que a gente conseguiu conhecer ou ao menos passar na frente.

Como fica rodeada por canais e lagos por todos os lados, já é divertido simplesmente caminhar pela orla e apreciar os monumentos e construções. Você não precisa necessariamente entrar dentro de todos eles, até porque os ingressos costumam ser bem salgados.
Estocolmo Suecia Cais na Strandvägen
Orla de Estocolmo. Já pensou isso aqui no verão?
Sobre os museus, resolvi dedicar um post exclusivo para o Historiska (Museu de história da Suécia), que a gente visitou. A gente também foi no Kungliga slottet (Palácio real de Estocolmo), mas era proibido tirar fotos lá de dentro.
Outra ideia que eu tive, para tornar a coisa mais didática, foi apresentar a cidade através de seus distritos e de suas ilhas. Tomara que dê para ter uma boa noção.

1. Norrmalm
Norrmalm é o centro do centro de Estocolmo. É onde fica a praça principal da cidade (a Gustav Adolfs torg). Se o seu hotel fica aqui nessa zona, você com certeza pagou caro, mas ficará muito bem localizado.
Esse foi o nosso caso, ficamos em 2 hotéis diferentes nos 3 dias que passamos na cidade: no Radisson Blu Waterfront e no Scandic Hotel Sergel Plaza. Se você clicar nos nossos links e reservar qualquer hotel no Booking.com, a gente ganha uma comissão. Legal, né?
A estação central de trens, principal via de acesso para quem vai ou chega à cidade por esse meio de transporte, fica nessa região e é um bom ponto de referência para o turista.
Estocolmo Suecia Estacao central de trens
Da estação central, você tem duas opções, seguir em direção ao próximo bairro, a cidade velha (Gamla Stan – veja adiante), ou continuar em Norrmalm, cruzando o calçadão Drottninggatan até chegar ao parque Kungsträdgården.
Centro de Estocolmo
Drottninggatan é um calçadão exclusivo para pedestres, cheio de lojinhas. Tem bastante souvenir, mas também lojas normais e comuns, como livrarias e cafeterias. Na direção norte, ela te leva até a praça Sergels, pertinho dos principais shoppings da cidade, como o NH Stockholm, o Ahléns e o Gallerian.
Leia mais:
+ Compras em Estocolmo
Estocolmo Suecia Cachorro Quente no Calcadao
Chegando no divertido parque Kungsträd, você vai ver o monumental edifício da Ópera Real Sueca e a inconfundível fachada da igreja de St. Jacob (com sua cor de tijolo berrante). Essa praça, mais do que a Gustav, acabou sendo o nosso principal ponto de referência.
Estocolmo Suecia Igreja de Saint Jacob
Ficamos imaginando como seria estar ali no verão, com tudo aberto e funcionando: carrinhos de cachorro quente, de sorvete, pipoca. Isso sem falar no verde, nas flores e nos shows ao vivo. No inverno, a paisagem fica sempre um pouco mais triste.
Estocolmo Suecia Praça Square Kungsträdgården
Se bem que os coelhinhos garantem a diversão, seja inverno ou verão
Atravessando a ponte (qualquer uma delas) indo na direção de Gamla Stan (veja abaixo), você verá um prédio enorme marrom à sua direita, do lado de lá do canal. É a prefeitura da cidade.
Estocolmo Suecia Prefeitura da Cidade

2. Gamla Stan (Cidade Velha)
Essa dica é unânime. Todo mundo vai indicar Gamla Stan como o lugar mais imperdível para ver em Estocolmo. E não é à toa. A região guarda prédios e palacetes preservados desde a idade média, ou pelo menos desde a época que a cidade era uma das potências da Liga Hanseática.
Diferentes de outras regiões antigas da Europa, aqui não há muralhas cercando o centro histórico, mas água, muita água. É que a sede do Reino da Suécia fica numa quase-ilha, presa no bairro de Södermalm apenas por um pequeno estreito.
Gamla Stan
O Palácio Real ainda está lá, mesmo depois de ter sido vítima de diversos incêndios. Tivemos a oportunidade de visitar o seu interior, alguns salões reais decorados e conhecemos algumas obras da coleção particular da família real sueca. A propósito, vocês sabiam que a rainha da Suécia já morou em São Paulo?
Quando estivemos na cidade, eles tinham transformado as escadarias do Palácio em pista de esqui para que atletas pudessem participar de uma competição do esporte na cidade.
Estocolmo Suecia Escadarias do Palácio Real
Dá para acreditar? É como se tivessem liberado a rampa do Palácio do Planalto para skatistas! Esses suecos são mesmo fantásticos!
A gente circulou muito pelo bairro, por seus pubs, cafés e lojas. E atravessamos todas as pontes que ligam Gamla Stan ao “continente” várias vezes. Reparem no nosso mapinha como são inúmeras as ilhas e pontes. Isso deixa tudo ainda mais lindo, né não?
Estocolmo Suecia Gamla Stan
O mais legal é que algumas delas passam dentro do prédio do Parlamento, que é redondo de um lado e de fachada neoclássica e imponente do outro. É possível visitar o seu interior também, mas a gente pulou essa.
O que tem para ver em Estocolmo Suecia Fundos do Parlamento
Uma das fachadas do parlamento
Estocolmo Suecia Parlamento
Atravessando por dentro do Parlamento, pelo lado “redondo”
A gente também pulou o museu do Nobel, que fica perto dessa pracinha simpática, a Stortorget. Clicamos para provar que o bairro é cheio de fachadas e igrejas com séculos e séculos de idade.
Estocolmo Suecia Stortorget Perto do Museu do Nobel

3. Skeppsholmen
Skeppsholmen é mais uma das ilhas da cidade. A gente adorou ir até lá, mesmo tendo ido a esmo, sem saber o que iríamos encontrar.
Skeppsholmen
Para começar, ainda no “continente”, fica o Museu Nacional de Belas Artes, hoje desativado. Mesmo assim, sua fachada chama a atenção, você não terá como não notá-la.
Estocolmo Suecia Museus de Belas Artes
A ponte que liga o Museu de Belas Artes à ilha Skeppsholmen (holmen, em sueco, significa ilha…) se chama Skeppsholmsbron (bron, em sueco, significa ponte). É que esse é um dos lugares mais clicados da cidade, por sua extensão, sua beleza e pelo cenário de fundo, que pode incluir a Igreja de Santa Catarina, como na nossa imagem abaixo.
Estocolmo Suecia Ponte Skeppsholmsbron
A coroa é o brasão do país
E depois de chegar lá, descobrimos que há um belo museu a céu aberto com obras de arte moderna. A vista da cidade de Estocolmo por esse outro ângulo também valeu muito a pernada. A única coisa que não foi legal foi o frio que passamos ali (estava uns -5ºC). Encana um vento nessa ponte…
Estocolmo Suecia Ilha Skeppsholmen
Esse prédio redondo aí à esquerda eu até hoje não descobri o que é e para que serve. O mesmo digo sobre esse outro prédio cor de tijolo, que encontramos na outra ilha mais à frente.
Estocolmo Suecia Paisagem de Inverno

4. Östermalm e os museus de Djurgarden
Östermalm é um bairro que fica ainda no “continente”, bem vizinho ao centro mesmo de Estocolmo, o Norrmalm. Nós acabamos indo ali por obra do acaso, num dia em que eu me atrapalhei com os mapas e botei a gente numa caminhada quilométrica em busca do Museu Vasa, na ilha de Djurgarden.
Ostermalm e Djurgarden
É que todo mundo tinha me dito que esse Museu Vasa era muito legal e tal, mas ele fica longe à beça. Talvez fosse o caso de ter ido de trem ou ônibus… Mas infelizmente, acabamos numa furada. É que o museu estava fechado para reforma! O esperto aqui não tinha checado a informação…
Bem perto fica o Museu do ABBA, mas em 2013 quando estivemos por lá, o museu ainda não tinha sido inaugurado. Pertinho dali estava o Nordiska Museet, um prédio inconfundível. Este museu é dedicado à cultura do povo sueco e suas artes, roupas e tapeçarias.
Estocolmo Suecia Nordiska Museet - Museu Nordico
Estava muito, muito frio e cansados, desistimos de visitá-lo, mesmo de graça (tinha uma promoção: naquele dia, a partir daquela hora, a entrada seria gratuita). Mas não sem antes burlar a lei na hora de usar o banheiro (a gente não tinha moedinhas para liberar a porta, mas aproveitamos que alguém a deixou aberta).
Decidimos guardar nossos esforços para o Museu de História da Suécia, que gostamos tanto que escrevemos um post próprio, para mostrar as fotos do seu interior.
Estocolmo Suecia O que ver Historiska Museu
Passamos também na porta do Museu do Exército, mas nesse a gente não entrou.
Estocolmo Suecia Museu do Exército
Museu do Exército
Por que é bom se perder às vezes? Porque foi por causa disso que a gente encontrou uma espécie de mercado público, que foi muito, mas muito legal mesmo de conhecer. Lá degustamos até o prato nacional da Suécia: almôndegas! (pode?).
Mas isso tudo é assunto para outro post:
Leia mais:
+ Compras em Estocolmo e um lugares para comer
Preciso comentar ainda sobre o Parque Skansen, o primeiro museu ao ar livre do mundo, nos fundos do Nordiska Museet. Nós não visitamos, porque imaginamos que tudo podia estar debaixo do gelo. Como ali é uma área verde imensa, achamos que deve fazer parte do seu roteiro se você estiver na cidade num dia ensolarado de verão.
E o parque de diversões ali da ilha de Djurgarden? No inverno também não estava nada funcionando… :/

E você? Gostou da cidade? No verão deve ser ainda melhor! Mas mesmo no inverno, não tem como não amar Estocolmo.
Estocolmo Suecia Cisnes no Cais
Os cisnes que o digam…
E se você estiver procurando um hotel na cidade, não deixe de dar uma forcinha para a gente, clicando em um dos nossos links. Se você fizer isso, na hora de efetuar sua reserva, a gente ganha uma comissãozinha (mixuruca, mas já vale!) do Booking.com.

Banner Horizontal Andarilhos Boreais
Clique no banner acima para ler mais posts sobre a nossa jornada pela Escandinávia. Ou nos links abaixo:
+ Compras em Estocolmo e onde comer
+ Museu de História da Suécia
+ A Estocolmo da Ana Regina